controle remoto

 

O smartphone é uma ferramenta tecnológica poderosa e versátil, e mais uma prova disso é quando ele pode fazer o papel de controle remoto universal.

Nesse post, mostramos como você pode transformar o seu telefone no controle da sua TV sem muitas dificuldades.

 

 

Primeira opção: sensores de infravermelho

 

Verifique se o seu smartphone possui um sensor de infravermelho. Nem todos os modelos do mercado contam com um (o iPhone, por exemplo, não tem).

Em caso positivo, temos duas opções: ou buscar o modelo no site do fabricante e verificar entre as especificações ou realizar o download do aplicativo que vai permitir a interação, para reconhecer automaticamente se o smartphone possui ou não tal recurso.

O IR Universal TV Remote (Android) é gratuito e faz essa verificação.

 

 

Se temos o infravermelho, o aplicativo vai pedir qual e o tipo de dispositivo que queremos controlar (DVD, Blu-ray, barras de som, TVs, etc). Uma vez escolhido, ele vai perguntar a marca, e ao selecionar o nome, o aplicativo faz a conexão.

A partir daí, a tela do smartphone exibe a interface de um controle remoto.  É possível registrar quantos dispositivos você quiser, de forma limitada.

 

 

Sem sensor de infravermelho

 

Alguns aplicativos permitem conectar os dispositivos via WiFi. Para isso, e preciso que tanto o smartphone como a TV estejam conectadas à internet, e que os dois estejam na mesma rede WiFi.

 

 

Para essa tarefa, o SURE Universal Remote (Android) pode atuar como protagonista. Ou ate mesmo os apps oferecidos pelos fabricantes de TVs nas lojas de apps. A segunda opção é sempre a mais segura, pois a compatibilidade será perfeita.

O mesmo acontece se a TV conta com Android TV. Aqui, o app Android TV Remote Control vai funcionar, independente do fabricante da TV ou do smartphone em questão.

 

 

O iPhone como controle remoto à distância

 

No caso do iPhone, é preciso usar aplicativos oferecidos pelos fabricantes, ou aplicativos de terceiros compatíveis com certas marcas, com o myTifi.

 

 

Outra opção é usar o Apple TV, que transforma a TV em uma Smart TV, podendo ser controlado pelo iPhone pelo app Apple TV Remote.