Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como usar o seu velho HD ou SSD na Smart TV

Como usar o seu velho HD ou SSD na Smart TV

Compartilhe

Nada como descobrir que você tem algum gadget esquecido na gaveta do quarto ou escritório, e constatar que pode dar um novo uso para aquele dispositivo. Você não apenas evoca as memórias do passado, mas estimula o cérebro para novas ideias de reutilização daquele item.

A experiência em reutilizar um dispositivo de tecnologia pode ser edificante e, ao mesmo tempo, ecologicamente sustentável. E neste caso em particular, expande as possibilidades de entretenimento doméstico.

Você pode ver seus filmes e séries salvos em formato digital na tela de sua Smart TV. Basta armazenar tudo no seu velho disco rígido, criando dessa forma uma biblioteca digital de mídia sem gastar um centavo extra.

Ou quase isso, se você precisar de ferramentas adicionais para tudo dar certo.

 

Como usar seu HD velho em centra multimídia

Um disco rígido externo pode ser facilmente conectado na TV via USB, enquanto HDDs internos precisam ser inseridos em um case para a mesma finalidade.

A regra é a mesma para os SSDs que você abandonou depois da atualização do notebook. Basta colocar aquela unidade de armazenamento em um case USB, e ele está apto a ser conectado na Smart TV.

Antes de usar de forma efetiva aquela unidade de armazenamento, é fundamental formatar o disco rígido para garantir compatibilidade com a TV, utilizando sistemas de arquivos como exFAT ou NTFS.

Consulte no site do fabricante de sua Smart TV qual é tipo de formatação que o seu modelo vai suportar. Ou se a TV pode realizar o procedimento de formatação por conta própria.

Outro ponto importante é verificar a capacidade do disco rígido ou do SSD para garantir espaço suficiente para gravar programas de TV e armazenar arquivos multimídia.

Alguns modelos de Smart TVs permitem que você realize a gravação da programação da TV aberta para uma visualização posterior, com os conteúdos salvos no HD ou SSD externo.

Lembrando sempre que o desempenho de leitura de arquivos é muito melhor no SSD do que no HD. Leve isso em consideração na hora de escolher a melhor solução para você.

Vale a pena também considerar a utilização de aplicativos que transformam a TV em uma central de mídia. VLC e Kodi são sempre os programas mais recomendados.

 

A experiência prática

De um modo geral, usar um HD ou SSD na Smart TV é algo plenamente funcional. Os procedimentos preparatórios são simples, e os resultados compensam o trabalho e o (pouco) investimento adicional de tempo de dinheiro na iniciativa.

A importância de garantir a compatibilidade com as portas USB traseiras da TV é crucial para se obter uma boa experiência de uso. Além disso, considere o investimento em um case de qualidade para o HD ou SSD, com altas taxas de transmissão de dados.

Além de promover a sustentabilidade, você vai maximizar os recursos tecnológicos que você possui, resultando em uma melhor relação custo-benefício dessa tecnologia.

Transformar o que antes era inútil em algo funcional também é, de certa forma, inovar no mundo da tecnologia, além de explorar o uso criativo de dispositivos que antes eram considerados obsoletos.


Compartilhe