Era o que faltava para a OpenAi bater de frente com o Google.
O SearchGPT foi lançado há quase cinco meses pela OpenAI, com o objetivo aprimorar a busca de informações através da inteligência artificial e se apresentando como uma clara ameaça ao domínio de longa data do Google no mercado de buscas.
Agora, ele está disponível para todos os usuários do ChatGPT, colocando a plataforma de inteligência artificial em pé de igualdade com a PerplexityAI, além de posicionar o chatbot como concorrente direto da gigante de Mountain View no seu principal serviço online.
Neste artigo, mostramos como você pode utilizar o SearchGPT dentro do ChatGPT.
Histórico do SearchGPT
No começo, o acesso ao SearchGPT era restrito a usuários pagantes, com uma interface pouco intuitiva, o que limitava o seu potencial de adoção em larga escala.
Essa fase foi importante para treinar e preparar o buscador para o próximo passo, que era a disponibilidade para o grande público.
Pois bem, a OpenAI anunciou que o SearchGPT agora está disponível gratuitamente para todos os usuários, inclusive para os não pagantes.
Ao longo do tempo, sua interface foi aprimorada para deixar o uso do buscador mais acessível e intuitivo para todos os usuários.
Na prática, o SearchGPT promete oferecer respostas úteis de forma mais rápida e eficiente do que os motores de busca tradicionais.
E a melhor parte: sem a influência dos pagamentos para melhor posicionamento de links, ou o excesso de propagandas que encontramos hoje no Google Search.
O grande diferencial do SearchGPT é permitir que os usuários façam perguntas de maneira natural, recebendo respostas geradas pela IA acompanhadas de links relevantes.
Não que o buscador do Google já não esteja aceitando esse mesmo comportamento, já que os resultados das buscas por lá já atendem a perguntas simples.
Porém, a experiência de receber respostas contextuais dentro de uma conversa, tal e como o SearchGPT e o PerplexityAI fazem, deixa tudo mais amigável para o usuário.
Como utilizar o SearchGPT
Qualquer usuário do do ChatGPT pode acessar o SearchGPT via chatgpt.com e aplicativos móveis para iOS e Android, identificando a função pelo botão “Pesquisar”.
Antes de realizar uma consulta no ChatGPT, ative o botão de Pesquisar localizado abaixo da barra de prompt. Isso será o suficiente para ativar o buscador interno da IA.
O SearchGPT permite pesquisas específicas, como eventos locais ou recomendações de estabelecimentos, fornecendo informações atualizadas e relevantes sobre o assunto.
A OpenAI também integrou a função de pesquisa ao modo de voz avançado, um recurso útil para obter informações em tempo real durante conversas, como rotas de viagem ou recomendações de restaurantes próximos.
Para obter respostas atualizadas e precisas, a OpenAI estabeleceu parcerias com publicações renomadas. É com informações vindas de fontes confiáveis que o SearchGPT quer se posicionar como concorrente direto do Google, na tentativa de reinventar a experiência de buscas na internet através da IA.
Sim… o SearchGPT ainda pode produzir alguns erros com as respostas geradas, e cabe ao usuário seguir verificando as informações geradas por ele, principalmente no caso de informações recentes.
Mas esse primeiro tiro que a OpenAI deu para tentar dominar o mercado de buscas deixa claro que o Google vai ter muito mais trabalho para se manter no topo.
Mas… isso é assunto para outro artigo.