Como usar o recurso Ver Juntos no Messenger e no Instagram

Compartilhe

Ainda estamos separados de nossos amigos e familiares e, pelo andar da carruagem, ainda ficaremos distantes por mais algum tempo. Eu não precisava começar esse artigo dessa forma, pois gostaria de acreditar que as pessoas são responsáveis o suficiente. Mas não são. Por isso, eu peço: fiquem em casa e em segurança sempre que possível, respeitando o distanciamento social para que todos possam ficar bem.

Dito isso, esse distanciamento momentâneo resultou no surgimento de várias ferramentas online para que as pessoas pudessem se aproximar, mesmo que virtualmente. Ao mesmo tempo, softwares de comunicação online e chamada de vídeo receberam melhorias para que as suas funcionalidades se tornasse mais atraentes para os usuários.

Foi exatamente isso o que o Facebook fez ao longo de todo o ano de 2020. Melhorou as suas plataformas de comunicação de diversas formas, e em setembro anunciou a funcionalidade que permitia aos usuários do Facebook Messenger em ver vídeos com vários amigos ao mesmo tempo, em pontos diferentes, durante uma chamada de vídeo.

Outras plataformas decidiram fazer algo semelhante, mas como estamos falando do Facebook (e sua enorme base de usuários), é importante informar também que o recurso começou a ser ativado nas contas dos usuários nos últimos dias. A funcionalidade recebe o nome Ver Juntos, e é uma espécie de complemento para o Facebook Watch, que nada mais é do que o YouTube da rede social de Mark Zucberberg.

Nesse post, mostramos como você pode utilizar o recurso Ver Juntos para assistir aos vídeos sincronizados com amigos durante uma chamada de vídeo do Messenger ou do Instagram.

 

 

 

Como usar o Ver Juntos com o Messenger

 

 

O Facebook passou o ano de 2020 acelerando a unificação de suas plataformas de comunicação, algo que já estava nos seus planos, mas as circunstâncias atuais anteciparam um processo que aconteceria a longo prazo.

O resultado disso é que serviços como Messenger e Instagram estão completamente integrados, onde as novidades que aparecem em uma plataforma não demoram a aparecer na outra. Por causa disso, o recurso Ver Juntos está disponível tanto nas chamadas de vídeo do Facebook Messenger como no seu equivalente no Instagram.

E essa unificação das plataformas faz com que a mecânica de funcionamento do Ver Juntos durante uma chamada de vídeo do Messenger ou do Instagram seja bem simples:

1) Inicie a chamada de vídeo com uma ou várias pessoas
2) Depois, toque no item Ver Juntos, que aparece na parte inferior da interface.
3) Escolha o vídeo ou a música que vocês querem ver. No Messenger, o item de seleção aparece quando você desliza a tela da interface para baixo. No Instagram, toque primeiro no botão de Mídia.

 

O recurso Ver Juntos é compatível com vídeos do Facebook Watch, IGTV, Reels, filmes ou videoclipes de diferentes fontes, e o usuário pode escolher entre as sugestões, os vídeos vistos antes ou através da busca dentro da plataforma.

Tão logo o vídeo é escolhido, a reprodução do mesmo começa de forma sincronizada em todos os participantes da chamada de vídeo. Se alguém pausar a reprodução, o vídeo para para todos. Se alguém leva mais tempo para carregar o vídeo, todos vão ter que esperar essa pessoa.

Enfim, uma experiência sincronizada e bem parecida com a mesma que você teria de forma presencial. Vale a pena pelo menos experimentar o Ver Juntos. Pode ser uma forma interessante para driblar o distanciamento social.


Compartilhe