TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como usar o Microsoft Update Catalog | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como usar o Microsoft Update Catalog

Como usar o Microsoft Update Catalog

Compartilhe

Vamos supor que você precisa instalar atualizações no computador daquela sua tia avó que não conta com uma boa conexão de internet em casa, mas não pode ficar com o PC tão desatualizado, pois uma hora nem mesmo o Paciência ela vai conseguir jogar.

É nesse cenário que o Microsoft Update Catalog entra em ação.

Estamos falando de um portal web da Microsoft que concentra as atualizações importantes e os updates de qualidade para os softwares da gigante de Redmond, onde o usuário faz o download para uma instalação manual no computador em um momento posterior.

Neste post, vamos mostrar como é fácil utilizar o conteúdo do Microsoft Update Catalog, e como esse recurso pode salvar vidas em momentos pontuais.

 

 

 

Como usar o Microsoft Update Catalog

A Microsoft decidiu flexibilizar o uso do Microsoft Update Catalog, e isso facilitou a vida de muitos usuários.

Antes, essa plataforma exigia o uso do Internet Explorer, já que um dos requisitos obrigatórios para o seu funcionamento era a detecção do controle ActiveX, que era exclusivo desse navegador web.

Mas como o Internet Explorer passou dessa para uma melhor (#rip), a Microsoft publicou uma nova versão do Microsoft Update Catalog que é compatível com qualquer navegador web com o motor Chromium (Chrome, Firefox e tantos outros) e, obviamente com o novo Microsoft Edge.

Dito isso, a imensa maioria dos usuários não terá qualquer tipo de problema em utilizar o Microsoft Update Catalog em qualquer plataforma disponível.

Basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o website do Microsoft Update Catalog.
  2. Procure a atualização do seu interesse, cujo código começa com KB (exemplo: uma das mais recentes atualizações de qualidade acumulativas para Windows 10 21H2 tem o código KB5015878.
  3. O site vai mostrar todas as versões disponíveis dessa atualização nas versões com 32 e 64 bits para as plataformas x86, ARM ou versões para Windows Server.
  4. Faça o download daquela atualização que é do seu interesse, selecionando a pasta de destino onde o arquivo será salvo.

É importante lembrar que o tamanho do arquivo a ser salvo pode variar de acordo com o volume de updates a serem aplicados no sistema operacional, a partir do Microsoft Update Standalone Package.

Ou seja, a sua conexão de internet pode ser determinante para agilizar ou retardar o download desse arquivo. Fique atento a este detalhe.

 

 

 

Como instalar uma atualização do Microsoft Update Catalog

Agora que você salvou o arquivo de atualização que estava no Microsoft Update Catalog, chegou a hora de atualizar o computador da sua tia avó.

O processo é igualmente simples e prático. Você pode armazenar o arquivo salvo em um pendrive ou HD externo e executar esse pacote de instalação diretamente no computador de destino, uma vez que este é um arquivo executável de forma independente (Standalone Package… lembra?).

Logo, sua instalação é tão simples como qualquer outro software que você instalou em algum momento na sua vida com o Windows.

  1. Dê um duplo clique no arquivo com extensão .msu que você salvou do Microsoft Update Catalog.
  2. Dependendo das configurações da conta de usuário do Windows, você pode receber uma advertência de segurança. Confirme a execução do arquivo se isso acontecer.
  3. Conceda todas as permissões necessárias para que o instalador realize a busca de atualizações pendentes e versão do sistema operacional instalado no computador.
  4. Se o arquivo é compatível, apenas conceda as permissões de instalação para avançar.

Pronto. A partir de agora, o instalador vai atualizar a versão do Windows correspondente, de forma totalmente independente e sem o PC sequer estar conectado na internet para concluir essa instalação.

 

 

 

Conclusão

Como você pode ver, trabalhar com o Microsoft Update Catalog é algo tão simples como qualquer outra instalação de software que muitos leitores já realizaram ao longo da vida no PC.

O tutorial apresentado neste post funciona como todos os sistemas da Microsoft, incluindo o Windows 11, e é muito útil quando o Windows Update não funciona, ou quando você precisa atualizar computadores de terceiros ou quando não contamos com uma conexão de internet naquele momento.


Compartilhe