O meu penúltimo smartphone foi um Samsung Galaxy S21 Ultra, que comprei em junho de 2021. Ele foi o meu dispositivo principal até janeiro de 2025, quando decidi comprar o Galaxy S23. E fui feliz com ele até agora.
Sim, eu sei… comprei um smartphone de dois anos atrás quando a mesma Samsung lançou o Galaxy S25. Mas tenho os meus motivos, e ainda acredito que fiz um bom negócio. Mas não é sobre isso que quero conversar com você hoje.
Neste artigo, vou mostrar o que eu fiz para permanecer três anos e meio com o mesmo smartphone. Porque eu sei que, para muitos usuários, a compra desse dispositivo é um investimento que precisa se pagar a longo prazo.
Utilização de protetores de tela
Utilize protetores de tela no seu smartphone, e essa regra vale para todo e qualquer tipo de dispositivo, independentemente de sua faixa de preço.
Protetores de tela podem ser encontrados em diversas lojas que vendem acessórios para telefones. E esses estabelecimentos podem fazer a aplicação do item no seu dispositivo em segundos.
Invista em protetores de boa qualidade que garantam durabilidade e proteção adequada, preferencialmente as películas de hidrogel.
E a troca anual da película de tela é recomendada.
Cuidado com a bateria
A bateria é um dos componentes que mais se deteriora com o tempo em um smartphone, e isso é algo inevitável. Afinal de contas, você usa o telefone todos os dias, o que gera o desgaste natural do componente.
Após 3 ou 4 anos de uso, a capacidade de armazenamento de energia na bateria diminui consideravelmente. Na verdade, esse desgaste começa após o primeiro ano de uso, mas uma mudança de comportamento pode fazer toda a diferença para reduzir o desgaste exagerado.
Para aumentar a vida útil da bateria, evite deixá-la cair abaixo de 20% e, se possível, carregar até 80% para evitar a contagem dos ciclos de recarga.
Se você conseguir lidar com a autonomia menor no dia a dia, terá um telefone com bateria saudável por muito mais tempo.
Limpeza regular do smartphone
A memória cheia de arquivos, documentos e vídeos consome recursos do dispositivo e energia da bateria, além de deixar o telefone mais lento.
A queda de desempenho do telefone não apenas prejudica a experiência de uso, mas causa um desgaste que vai abreviar o tempo de uso do smartphone, que é o que estamos tentando evitar.
Realize uma limpeza a cada 2 ou 3 meses, desinstalando aplicativos desnecessários e transferindo arquivos para o computador, nuvem ou disco rígido.
Se você não precisa ter tantos aplicativos instalados no smartphone, ou se você sabe que as fotos que registrou já estão em um backup seguro, não hesite em eliminar esses dados do seu telefone.
Escolha de um smartphone com muitas atualizações futuras
Todo mundo quer ter um smartphone que vai funcionar pelo maior tempo possível. Logo, ter um dispositivo que será atualizado com frequência é parte desse processo.
Sempre opte por smartphones que garantam vários anos de atualizações. Marcas como Apple, Samsung e Xiaomi sempre oferecem um suporte de updates que respeita o investimento do consumidor.
As atualizações mantêm o software em boas condições, corrigem erros e garantem a segurança do dispositivo, entregando a tão desejada longevidade ao caro dispositivo.