TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como usar o iPhone para copiar anotações de colegas em sala de aula | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como usar o iPhone para copiar anotações de colegas em sala de aula

Como usar o iPhone para copiar anotações de colegas em sala de aula

Compartilhe

Que a tecnologia existe para facilitar as nossas vidas nos mais diferentes campos, isso é fato. O que não pode acontecer é ver essa facilidade esbarrando na moralidade das atitudes. Mas… como explicar isso para estudantes que querem se dar bem nas provas?

Alguns felizardos que já contam com o iOS 15 e são um tanto quanto “espertinhos” nos estudos estão se utilizando de um dos novos recursos do sistema operacional móvel da Apple para obter vantagens na sala de aula, flertando com a barreira entre o bom uso da tecnologia e o ilícito em copiar anotações dos colegas mais interessados na aula.

 

 

 

Copia, mas não faz igual

Um dos recursos que foram apresentados pela Apple no iOS 15 é o protagonista deste artigo. Até porque os caminhos da vida são tão caprichosos, que podem produzir resultados explosivos ao combinar estudantes com tecnologia.

Ou seja, é praticamente Deus escrevendo certo por linhas tortas.

O correto seria não julgar essas pessoas. Afinal de contas, todo mundo que já pisou em uma sala de aula na vida sabe muito bem que estudar é algo muito difícil e estressante. Sem falar no tédio que é ter que aturar aulas chatas e professores pouco empáticos. Logo, e qualquer vantagem competitiva para alcançar boas notas é algo válido. Desde que essa vantagem seja lícita, é claro.

Mas o conceito de honestidade é algo absolutamente subjetivo, não é mesmo?

Muitos estudantes sonham em gravar as aulas para ver depois ou simplesmente não ter que anotar nada em cadernos e tablets. Mesmo porque escrever dá trabalho. Mas o iOS 15 oferece uma terceira alternativa: roubar à distância tudo o que os colegas em sala de aula escreveram ou digitaram.

O recurso do iOS 15 que permite esse tipo de “empréstimo” das anotações realizadas pelos alunos mais dedicados é o Live Text. A funcionalidade permite que a câmera do smartphone se transforme em um escâner muito poderoso, bastando então que o usuário aponte o sensor fotográfico para um texto, e o telefone vai reconhecer automaticamente o conteúdo, copiando tudo para a área de transferência.

Um vídeo publicado no Twitter mostra como os estudantes estão utilizando este recurso para copiar as anotações feitas por um colega em sala de aula. Basta desbloquear o iPhone, acessar o aplicativo de câmera do iOS 15 e apontar para o conteúdo a ser copiado.

Simples assim!

O mais curioso do recurso é que, ao realizar um zoom no app de câmera, a imagem focalizada não é tão nítida, de modo que seria bem complicado realizar anotações manuais desse conteúdo se você está muito longe desse colega de escola que, naturalmente, sabe mais do que você naquela aula chata de geografia.

Porém, a mágica do Live Text está no seu poderoso algoritmo, que pode reconhecer as letras do texto sem maiores problemas, além de formar as frases que podem ser copiadas a partir de qualquer artigo de texto.

Ou seja, são as maravilhas da tecnologia a serviço de alunos espertos e preguiçosos. Não dá para dizer que a evolução só existe para atos edificantes, não é mesmo?


Compartilhe