Compartilhe

Existem vários e ótimos aplicativos para podcast no Android, mas por algum motivo que é difícil de explicar (quem sabe o boom global do podcast seja essa explicação), o Google decidiu em 2019 lançar a sua opção dentro do segmento.

O Google Podcasts surpreende pelo seu design minimalista e uma leveza destacável. Porém, a experiência ficou no meio do caminho para muitos usuários, já que o aplicativo não está disponível para PC, mas ao menos pode ser ativado pelo navegador web.

Não faz muito tempo que foi descoberta a base do serviço no navegador web, daquilo que pode ser um futuro Google Podcasts Web. Enquanto essa mudança não acontece de forma oficial, mas por enquanto é preciso materializar a mudança através de uma mudança nas configurações do navegador.

 

 

 

Como utilizar o Google Podcasts no PC

Tudo o que você precisa fazer é, para cada podcast que você quer ouvir no desktop, utilizar o menu de compartilhamento do aplicativo para Android, já que o que será compartilhado é o link URL do áudio.

Você pode compartilhar o podcast para onde você quiser: você pode copiar na área de transparência e colar em um aplicativo de mensagens, ou abrir diretamente em um navegador web que você tem sincronizado no PC, e salvar aquele item nos favoritos. Para quem tem muitos podcasts, o processo pode levar um pouco mais de tempo para ser concluído. Mas nesse momento não existe uma solução mais rápida, uma vez que a “versão web” do Google Podcasts só oferece acesso aos programas.

A boa notícia aqui é que se você usa o Google Podcasts é muito mais cômodo poder seguir fazendo isso a partir do navegador web do PC. Além disso, o aplicativo web sincroniza o processo de reprodução com o app móvel. A má notícia é que você precisa criar uma nova pasta de marcadores e reunir todos os programas que você acompanha manualmente.

Resta saber se o Google vai terminar o trabalho ou não. Por um lado, está tudo no meio do caminho. Por outro, já sabemos como é a gigante de internet: ou acumula milhões de usuários no serviço lançado, ou fecham o serviço sem maiores explicações.


Compartilhe