Compartilhe

Hoje, qualquer pessoa registra e armazena muitas fotos no smartphone. Mesmo que você não seja um fotógrafo amador ou um usuário comum viciado em fotos, pense na enorme quantidade de fotos e vídeos que você recebe todos os dias pelo WhatsApp e Facebook Messenger, e rapidamente vai entender o que quero dizer.

Muitos usuários querem (ou precisam) salvar esses conteúdos. O backup é uma das melhores alternativas, mas não são todos que contam com HDs externos para realizar um backup offline eficiente. Porém, em um mundo totalmente conectado, o backup na nuvem é uma das saídas adotadas por um grande grupo de usuários, por hoje ser algo confiável e praticamente automático em alguns casos.

Os usuários do iPhone podem usar o iCloud, serviço de armazenamento na nuvem da Apple, para armazenar todas as suas fotos na nuvem. Porém, dependendo do plano assinado (ou quando utilizamos o plano gratuito e nativo no Apple ID), esse espaço pode ser bem limitado. Mas o Google Fotos para iOS pode salvar a sua vida, aliviando os problemas de armazenamento.

Nesse post, mostramos como você pode fazer com que dois mundos teoricamente bem diferentes podem dar as mãos para ajudar a sua vida na hora de armazenar as fotos na nuvem.

 

 

 

iOS e Google Fotos, trabalhando juntos por um bem maior

 

 

A primeira coisa que você deve fazer é o download e a instalação do aplicativo do Google Fotos no seu iPhone. Na primeira inicialização do app, ele vai pedir que você faça o login com a sua conta Google. Se você tem várias contas cadastradas no dispositivo, selecione aquela com a qual você quer associar a sua biblioteca de fotos do telefone.

Depois, o Google Fotos vai pedir que você faça uma cópia de segurança de suas imagens, selecionando as preferências sobre como deve ser feito o upload das fotos salvas no dispositivo para a nuvem: alta qualidade (com armazenamento ilimitado gratuito) ou no seu tamanho original (até 15 GB de armazenamento). Lembrando que o modo de alta qualidade realiza uma compressão na imagem, mas sem resultar em grandes alterações na sua qualidade final.

 

 

Escolha qual é o modo de armazenamento de sua preferência e clique em Confirmar. Você sempre pode mudar essa configuração no futuro. O processo de sincronização de imagens pode levar mais ou menos tempo, dependendo da quantidade de fotos que estão salvas no seu dispositivo.

 

 

Se você quer liberar algum espaço no iCloud e que as fotos só fiquem salvas no Google Fotos, é possível eliminar as imagens do seu iPhone assim que todo o processo de sincronização de imagens for concluído. Você pode realizar o processo manualmente, dentro da galeria do seu iPhone ou usar uma ferramenta integrada no Google Fotos para apagar várias (ou todas) as fotos de uma única vez.

Para usar esta ferramenta, abra o Google Fotos no seu iPhone e clique no ícone das três linhas horizontais localizado na parte superior esquerda da tela. Selecione o item para liberar espaço, e o Google Fotos vai detectar as imagens e vídeos armazenados no dispositivo e que foram transferidas para a nuvem do Google. Você vai receber uma notificação pedindo para confirmar a eliminação das imagens. Se você concorda com o procedimento, toque em Eliminar, e o espaço de armazenamento do seu dispositivo será liberado.

 

 

Se em algum momento você desejar reverter o processo e passar as suas fotos do Google Fotos para o iPhone, basta abrir o app do Google, selecionar uma foto, um vídeo ou vários arquivos de uma vez, e clicar em Salvar no Dispositivo, e o conteúdo será sincronizado com o iCloud para ser armazenado novamente no smartphone.


Compartilhe