Compartilhe

De novo: nessa vida, a única coisa que não tem jeito é a morte.

O Google Chromecast é um dos dispositivos mais populares entre os usuários de tecnologia. É um pequeno gadget que serve para fazer streaming de conteúdos para uma TV ou monitor que não conta com funções de Smart TV. O produto é uma verdadeira mão na roda para quem quer transmitir conteúdos do smartphone ou do computador para a TV de forma prática, descomplicada e alta qualidade de reprodução.

Porém, ele depende de uma conexão WIFi para tudo funcionar direito. Ou será que não? Pois bem, nesse post, vamos mostrar como você pode utilizar o Chromecast se o seu roteador não conta com a tecnologia WiFi.

 

 

 

Como usar o seu Chromecast sem um roteador WiFi

 

 

O funcionamento normal do Chromecast é algo muito simples (e esse é mais um segredo de sua popularidade): tudo o que você precisa fazer é conectar o dispositivo à mesma rede WiFi que está conectado o seu smartphone ou computador. Dessa forma, você pode enviar todo o tipo de conteúdo de múltiplos aplicativos compatíveis.

Agora, pense na seguinte situação: você vai para a casa daquela sua avó que sempre se recusou a colocar uma conexão de internet na casa dela, ou em um hotel onde você não tem o acesso à rede WiFi, mas você precisa assistir aquele episódio daquela série da Netflix que você tentou maratonar mas não conseguiu.

O que fazer?

A resposta é bem simples… mas você vai precisar ter à mão outro smartphone com a capacidade de acessar uma rede de dados.

O único requisito para que o Chromecast funcione é contar com uma rede WiFi com acesso à internet. Normalmente utilizamos um roteador para gerar essa rede WiFi, mas é possível obter esse ponto de acesso através de um smartphone Android. Os telefones atuais podem fazer o papel de um modem ou roteador sem fio, já que podem criar uma rede WiFi utilizando os dados da conexão 4G.

Ou seja, se você quer utilizar o Google Chromecast e não conta com um roteador com WiFi no local onde você se encontra, basta ter pelo menos dois smartphones na mão. Um dos dois telefones é o que vai fazer o papel de roteador para criar a rede WiFi que será utilizada com o seu Chromecast. O segundo telefone é o que será utilizado para enviar os conteúdos para o Chromecast.

Criar uma rede WiFi com um telefone Android é bem simples. Basta acessar os Ajustes do smartphone, e no item Rede e Internet, acesse o recurso que estabelece a rede WiFi particular, ou o hotspot sem fio. Uma vez dentro dele, vai ter a opção que permite a criação de um ponto de acesso WiFi.

Leve em consideração que, ao utilizar essa funcionalidade, você também está utilizando a sua tarifa de dados do seu celular para que o Chromecast funcione. Dependendo do uso que você vai dar para o consumo de conteúdo (especialmente se você decidir exibir imagens na televisão em alta resolução), é possível que esses dados sejam consumidos muito rapidamente.

Logo, certifique-se que o seu plano de dados conta com acesso ilimitado ou com pacote específico para consumo com a Netflix e/ou YouTube para não ter surpresas na conta no final do mês. Com esses apps em zero rating, os serviços tendem a identificar que você está utilizando a sua internet com tais plataformas, e a tendência é que você não tenha cobranças adicionais no final do mês.


Compartilhe