Use o Chrome como chave de autenticação em dois passos
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Use o Chrome como chave de autenticação em dois passos Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Use o Chrome como chave de autenticação em dois passos

Use o Chrome como chave de autenticação em dois passos

Compartilhe

Obter uma maior segurança na hora de navegar na internet é um grande desafio. Porém, o Google tenta fazer a sua parte, implementando no Google Chrome o recurso de verificação em dois passos.

Dessa forma, os usuários passam a contar com mais uma forma mais eficiente e segura para salvaguardar as suas credenciais de acesso aos diferentes serviços informáticos.

Esse método de autenticação se tornou mais comum entre os usuários e nas diferentes ferramentas conectadas (ou não) disponíveis no mundo da tecnologia. Agora, o Google Chrome em si passa a ser uma chave de verificação adicional para os usuários.

Veja como isso vai funcionar neste post.

 

 

 

Como vai funcionar a autenticação em dois passos no Google Chrome

 

 

Muito provavelmente você já deve saber como funciona neste momento o sistema de autenticação em dois passos. Você faz o login com o seu nome de usuário e senha em um determinado serviço conectado e, logo depois, recebe uma notificação em um aplicativo ou uma mensagem de SMS pedindo que você confirme essa tentativa de acesso, seja através de um código SMS ou pela indicação de um número verificador na tela do smartphone.

A grande novidade que o Google quer oferecer é transformar o Google Chrome, o navegador web mais popular do mercado, em uma chave de verificação adicional para os acessos conectados dos usuários em diferentes ferramentas e plataformas.

No lugar de utilizar um programa como intermediário para a autenticação definitiva, o próprio Google Chrome vai exibir na sua interface um código de verificação para liberar o acesso ou todos o recursos a uma determinada plataforma.

A nova funcionalidade facilita (e muito) a vida dos usuários mais inexperientes no sistema operacional Android, já que a confirmação de segundo acesso tende a aparecer na tela de navegação onde ele já se encontra no acesso à internet.

Para os usuários mais veteranos, é uma forma interessante de agilizar o processo, evitando sair da tela do navegador para confirmar o acesso a um determinado serviço ou site.

Um dos principais diferenciais da confirmação em dois passos no Google Chrome é que esse método não precisa de uma conexão de internet para liberar o acesso, já que tudo aconteceria através da proximidade da conectividade Bluetooth com outro telefone, com o funcionamento de uma plataforma baseada na nuvem chamada caBLE.

 

 

 

Como utilizar a autenticação em dois passos via Google Chrome?

O recurso está disponível a partir da versão beta 93 no Android. Para usar essa funcionalidade desde já, digite a linha de comando abaixo para ativar a flag correspondente ao recurso:

 

chrome://flags/#enable-web-authentication-cable-v2-support

 

Uma vez que a funcionalidade está habilitada, é preciso ativar a verificação em dois passos de sua conta Google. O recurso vai funcionar quando você aproxima o dispositivo em navegação e acesso ao site ou serviço em questão enviar uma notificação de confirmação de acesso para outro smartphone Android.

E essa pode ser uma forma muito eficiente e segura para realizar uma autenticação em dois passos através do Google Chrome. Aparentemente, é muito melhor utilizar outro smartphone do que receber uma mensagem SMS que você nem sabe se foi realmente o serviço cadastrado que enviou para o seu número de celular.


Compartilhe