Usar a Inteligência Artificial no WhatsApp é a nova moda do momento. Antes, já era possível realizar a conversão de áudios enviados por texto. Recentemente, a Meta liberou o Meta AI integrado no aplicativo de mensagens, através daquela roda azul intrigante que apareceu no lugar das buscas na parte superior da interface.
E dessa vez, temos o Copilot da Microsoft liberado para o uso dentro do WhatsApp, o que expande as possibilidades de uso do aplicativo para as mais diferentes finalidades, beneficiando tanto os produtivos como os criativos.
Neste artigo, mostramos como você pode utilizar o Copilot dentro do WhatsApp hoje mesmo.
Como adicionar o Copilot no WhatsApp
Antes de mostrar o procedimento, um pouco de contexto.
O Microsoft Copilot vai se apresentar como um bot com inteligência artificial generativa baseada no GPT-4 no WhatsApp, como se fosse mais um usuário com quem você pode conversar.
Sua versão para o aplicativo de mensagens ainda está em fase beta, o que limita a execução de algumas funções, como a criação de desenhos.
Por outro lado, ele já possui suporte para a interações em diversos idiomas, incluindo o espanhol e o português.
Dito isso, existem pelo menos três métodos para integrar o Copilot ao WhatsApp:
- Digitalizar um QR Code (que está disponível neste artigo).
- Clicar neste link para adicionar o bot na sua conta do WhatsApp.
- Adicionar o Copilot como contato via número de telefone, como se ele fosse um novo contato (algo que é feito quando clica no link do item anterior).
Como usar o Copilot no WhatsApp
Após adicionar o Copilot na sua lista de contatos ou conta do WhatsApp, o usuário deve iniciar a conversa com uma saudação, como “Hi Copilot” ou “Hello Copilot”, e aceitar os termos e condições de uso da ferramenta de IA.
Neste primeiro momento, o Copilot pode ser utilizado para responder a dúvidas e fornecer assistência em diversos idiomas.
Embora algumas respostas possam demorar, o bot geralmente funciona sem maiores problemas nessa primeira versão de testes.
Além de responder perguntas, o Copilot permite a criação de imagens utilizando a IA, oferecendo uma experiência rica dentro das funcionalidades já disponíveis nessa fase inicial.
Vale a pena ao menos testar os recursos do Copilot no aplicativo de mensagens, até mesmo para conhecer o que essa versão de testes já é capaz de fazer.
Mesmo porque, no futuro, ele se fará presente. Inclusive como um concorrente par ao Meta AI.