Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como usar o ChatGPT de forma mais anônima

Como usar o ChatGPT de forma mais anônima

Compartilhe

Parece que os termos “privacidade” e “Inteligência Artificial (IA)” estão proibidos de coexistir em harmonia. As plataformas de IA podem utilizar nossas publicações e dados pessoais para treinamento sem o nosso consentimento ou conhecimento, e isso é algo que está incomodando a muitos usuários.

A ideia de anonimato e a segurança dos dados se tornaram preocupações constantes daqueles que não querem ver os seus dados em uso por essas plataformas. E como ainda não existe uma regulamentação clara sobre o assunto, cabe a nós, usuários, tomar as rédeas sobre o assunto.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode utilizar o ChatGPT e outras plataformas de IA de forma mais privada, aumentando a privacidade dos seus dados e o seu anonimato como usuário.

 

Ativar o Modo de Navegação Anônima no ChatGPT

O modo de navegação anônima no ChatGPT impede que suas conversas sejam utilizadas para treinar o modelo de IA. O recurso também é conhecido como “bate-papo temporário”, e garante que os dados das conversas não sejam armazenados permanentemente.

Para ativar, basta acessar as configurações do ChatGPT e selecionar a opção de bate-papo temporário. Dessa forma, você recebe um nível extra de privacidade ao evitar o armazenamento de suas conversas no histórico.

Siga os passos abaixo:

  1. Acesse o ChatGPT em seu computador ou celular.
  2. Em desktops, clique na seta para baixo na parte superior. Em dispositivos móveis, abra o menu de bate-papo.
  3. Selecione “Bate-papo temporário”.

 

Desativar o Treinamento do Modelo ChatGPT

É possível evitar que seus dados sejam usados para aprimorar o ChatGPT desativando a opção “Melhorar o modelo para todos” nas configurações de controle de dados. Dessa forma, a plataforma não vai utilizar as suas interações para o treinamento contínuo do modelo da OpenAI.

Tanto em dispositivos móveis quanto em desktops, essa configuração pode ser desativada, garantindo que suas conversas permaneçam privadas e não sejam usadas para melhorias no modelo.

Para evitar que seu conteúdo seja usado para aprimorar o ChatGPT, siga estas etapas:

  1. Abra as configurações do ChatGPT.
  2. Acesse “Controles de Dados”.
  3. Desative “Melhorar o modelo para todos”.
  4. Em dispositivos móveis, vá para Configurações > Controles de Dados e desative “Melhorar o modelo para todos” e “Aprimorar voz para todos”.

 

Uso do GPT-3.5 no DuckDuckGo

O DuckDuckGo é um navegador web conhecido por sua abordagem focada na privacidade, e oferece uma funcionalidade de chat AI que não utiliza os dados do usuário para treinar modelos de IA.

Essa é a alternativa ideal para quem deseja utilizar o GPT-3.5 sem comprometer a privacidade a partir da coleta de dados para treinamento ou identificação do usuário por credenciais.

Ao acessar o URL duck.ai, os usuários encontram uma interface semelhante à do ChatGPT, com a garantia de que suas conversas não serão armazenadas ou usadas para treinamento de IA.

O DuckDuckGo oferece outros modelos de IA para os seus usuários, como GPT-3.5 Turbo, Claude 3 Haiku, Call 3 70B e Mixtral 8x7B. Basta selecionar o modelo desejado no canto superior esquerdo de sua interface.

 

Explore outros modelos de IA

Sempre é possível escolher outras alternativas ao ChatGPT para trabalhar com as ferramentas de IA.

O Brave Leo, por exemplo, é outra alternativa para quem deseja utilizar um chatbot com foco na privacidade. Ele está integrado ao navegador Brave, e oferece diferentes modelos sem a necessidade de criar uma conta ou fazer login na sua versão gratuita (a versão premium, que é paga, pede credenciais de usuário).

Disponível tanto em dispositivos móveis quanto em desktops, o Brave Leo permite resumir textos e gerar novos conteúdos diretamente do navegador, mantendo a privacidade dos usuários ao não armazenar chats na nuvem.

Para usar o modelo de IA Brave Leo, faça o seguinte:

  1. Acesse o Brave Leo em seu dispositivo móvel ou desktop.
  2. No computador, clique no ícone da barra lateral no canto superior direito do Brave.
  3. Selecione seu modelo preferido e converse com ele.
  4. O menu de contexto permite resumir o texto selecionado ou gerar novo conteúdo.

Compartilhe