O Apple Intelligence existe, mas está em expansão gradual ao redor do planeta. A previsão de lançamento do recurso de Inteligência Artificial para iPhone no Brasil é para 2025, mas já está disponível nos EUA via iOS 18.1.
Para quem não aguenta esperar o lançamento oficial, existe um método alternativo para contornar as limitações regionais, permitindo que os mais ansiosos possam utilizar o Apple Intelligence antes de todo mundo.
O processo é trabalhoso, mas acessível para qualquer pessoa que está disposta a pagar o preço para usar a IA no iPhone de forma antecipada.
Riscos associados ao uso do iOS 18.1 Beta
Instalar o iOS 18.1 Beta não é uma tarefa sem riscos para os usuários, e é preciso deixar isso claro para os mais desavisados ou empolgados.
Sendo uma versão experimental do sistema operacional, ela pode causar instabilidades no funcionamento do aparelho, perda de dados e problemas com aplicativos.
Ou seja, quem vai utilizar o iOS 18.1 Beta para receber o Apple Intelligence precisa estar ciente dos riscos e eventuais falhas durante o uso do software.
E, independentemente de qualquer coisa, a partir de agora, você está por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos por eventuais problemas que você pode ter ao seguir o método que vamos apresentar a partir de agora.
Mudando a região do iPhone e criando um ID Apple dos EUA
O processo envolve alguns passos que, em teoria, são relativamente simples e necessários para tudo funcionar.
Tudo começa com a mudança da região do iPhone para os EUA, configurar o idioma do smartphone para o inglês e criar um ID Apple norte-americano.
Esses ajustes de região e idioma do iPhone estão disponíveis nas Configurações do telefone. Já a criação de um Apple ID dos EUA exige que você acesse a versão norte-americana da página específica para essa tarefa, e repita o processo que você já executou quando você criou o ID da Apple para o iPhone que você usa nesse momento no Brasil.
Como receber o Apple Intelligence via beta tester
Após criar o ID e fazer login na App Store com as credenciais americanas, o usuário poderá acessar a funcionalidade de IA no iPhone, desde que se inscreva no programa Beta da Apple para desenvolvedores.
O passo a passo para esse processo é o seguinte:
- Inscreva-se para a versão beta do iOS na página de desenvolvedores. Toque em “Inscrever-se” e registre seu ID Apple principal.
- Após o registro e confirmação, abra as configurações do seu iPhone, vá em “Geral” e entre em “Atualização de software”.
- Toque em “Atualizações beta” e escolha “iOS 18.1 Developer Beta“.
- Você verá o iOS 18.1 parecer atualizar. Aceite e instale a atualização. E lembre-se: por ser uma versão beta, seu iPhone pode parar de funcionar corretamente. Pelos meus testes, a versão atual é estável o suficiente para ser usada diariamente.
- Após a atualização, vá para as configurações do seu iPhone, vá para “Geral” novamente, role para baixo até “Idioma e região” e escolha inglês como idioma do seu iPhone (pode ser necessário adicioná-lo). Na seção “Região”, selecione os Estados Unidos.
- Após as reinicializações, resta apenas uma etapa: abrir um ID dos EUA. Você pode criá-lo no site da Apple usando um navegador da web, tanto móvel quanto desktop. Siga estas etapas para obter seu ID secundário.
- Agora tudo o que você precisa fazer é acessar a App Store e clicar no seu avatar, no canto superior direito. Role para baixo até o final e clique em “Sair”.
- Faça login com seu documento de identidade dos EUA e está tudo pronto.
É importante reforçar que o Apple Intelligence ainda está em uma fase inicial de desenvolvimento, com funcionalidades limitadas à Siri e a interações básicas.
Para os usuários que não estão familiarizados com o inglês, a utilidade da IA é reduzida, sendo mais um recurso para matar a curiosidade do que para uso prático no cotidiano.
Como reverter as alterações
Caso o usuário decida voltar às configurações originais do iPhone, o processo é ainda mais simples do que a sua habilitação: basta reverter o idioma e a região, além de fazer login novamente com o ID Apple principal.
O iPhone volta para o seu estado original de forma imediata, entregando a mais recente versão estável do iOS.