TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Como usar a Pasta Trancada do Google Fotos | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como usar a Pasta Trancada do Google Fotos

Como usar a Pasta Trancada do Google Fotos

Compartilhe

E quem não gosta de um pouco mais de privacidade na vida?

O Google cumpriu com a promessa feita a algum tempo para os usuários do Google Fotos, e liberou para todos os usuários o recurso da Pasta Privada (ou Pasta Secreta – no Brasil, Pasta Trancada) que antes só estava disponível nos telefones da linha Pixel.

O recurso passa a estar disponível em todo o planeta, e é mais uma forma dos usuários reforçarem a sua privacidade no dispositivo, colocando aquelas fotos mais comprometedoras em um ambiente teoricamente mais protegido dos olhares alheios.

Neste post, mostramos como você pode habilitar a Pasta Trancada do Google Fotos para armazenar as imagens mais sensíveis de sua galeria.

 

 

 

Privacidade para os seus conteúdos mais íntimos

Muitas pessoas ficaram um pouco confusas quando “do nada” identificaram em suas pastas no Google Fotos o item Pasta Trancada. Alguns chegaram até a achar que o Google inseriu uma pasta que nem mesmo o proprietário da conta poderia abrir ou identificar.

Não é bem assim.

O Google está entregando uma nova função de privacidade ao Google Fotos, e tenho certeza que muitos usuários vão se beneficiar disso. A Pasta Trancada nada mais é do que uma pasta encriptada onde você pode armazenar fotos e vídeos mais sensíveis aos olhos alheios.

Não são poucos os usuários que armazenam no smartphone conteúdos adultos, sejam aqueles gerados por eles mesmos, sejam aqueles obtidos durante a sua experiência de navegação na internet. Dessa forma, a Pasta Trancada protege esse conteúdo de eventuais vazamentos ou roubos de dados online.

Em termos práticos: tudo o que é armazenado nesta pasta será automaticamente eliminado da nuvem do Google, não aparecendo na galeria de fotos ou em nenhuma busca ou listas de fotos disponíveis na web. Esse conteúdo também não entra nos backups do dispositivo.

Esses conteúdos armazenados na Pasta Trancada ficam apenas no dispositivo e, em caso de perda ou roubo do smartphone, eles só poderão ser acessados pelo seu proprietário. Em caso de invasão do telefone, os dados ficam encriptados.

Por outro lado, se você desinstalar o Google Fotos ou realizar uma reinicialização de fábrica do smartphone, tudo o que está armazenado na Pasta Trancada é perdido automaticamente, e o Google não se responsabiliza por eventuais perdas de informações.

 

 

 

Como utilizar a Pasta Trancada no Google Fotos?

Uma vez que a Pasta Trancada está disponível em sua conta do Google Fotos, basta acessar essa pasta (que, repito, é encriptada) e começar a armazenar as suas fotos e vídeos mais sensíveis do Google Fotos. O recurso está em Biblioteca > Utilidades.

Para quem quer obter mais informações sobre as primeiras configurações do recurso e outras informações sobre essa novidade no Google Fotos, o Google preparou uma página falando especificamente da ferramenta. Vale a pena ler este conteúdo antes de começar a trabalhar com fotos e vídeos sensíveis e protegidos.

Muitos se perguntam por que o Google demorou tanto tempo para implementar um recurso são importante. Vários usuários decidiram ao longo do tempo adotar soluções próprias para proteger essas imagens mais sensíveis, adotando aplicativos de terceiros que nem sempre se prezam pela maior segurança e confiabilidade.


Compartilhe