TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como usar a escrita por voz no Windows 11 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como usar a escrita por voz no Windows 11

Como usar a escrita por voz no Windows 11

Compartilhe

O Windows 11 conta com uma série de novidades nas suas funcionalidades e recursos, e uma dessas novidades é a escrita por voz ou ditado por voz, onde o usuário fala ao microfone e o sistema operacional escreve o texto, reconhecendo a voz do usuário.

Isso permite que o usuário realize a escrita de forma acessível e simplificada em um número enorme de aplicativos, dispensando o teclado por completo. Esse sistema de reconhecimento de voz é baseado na nuvem, e está chamando a atenção por ser mais preciso do que nunca, inclusive para a pontuação, que é revisada e ajustada para os diversos idiomas.

Neste post, vamos mostrar como o recurso de ditado por voz funciona, e como você pode habilitá-lo no Windows 11.

 

 

 

Por que o ditado por voz do Windows 11 é tão interessante?

Porque ele é um recurso que vai além de oferecer uma maior acessibilidade ao sistema operacional para quem possui algum tipo de limitação ou deficiência.

O sistema de ditado por voz do Windows 11 é bem mais veloz do que outras tecnologias semelhantes, permitindo que você fale normalmente (ou seja, rápido) e, ainda assim, o sistema vai escrever o texto normalmente. Isso resulta em uma economia de tempo considerável na hora de produzir textos.

Além disso, este é um recurso cômodo e versátil. Você não precisa digitar o tempo todo todo, ou mesmo estar diante do computador constantemente para produzir um texto, podendo fazer outras tarefas durante o ditado.

O ditado por voz do Windows 11 também resolve os problemas de ortografia de forma automática, e com o passar do tempo, sua inteligência artificial identifica melhor palavras, símbolos e pontuações de forma mais eficiente.

Por tudo isso que foi descrito até aqui, o recurso de ditado por voz do Windows 11 é um dos mais interessantes do novo sistema operacional. Para os produtores de conteúdo (é o meu caso), é uma funcionalidade que é mais que bem vinda.

 

 

 

Como habilitar o ditado por voz no Windows 11

Não é complicado ativar esse sistema no Windows. Na verdade, é mais simples do que se imagina:

  1. Abra algum campo de texto, editor de texto ou aplicativo de mensagens instantâneas onde deseja inserir um texto.
  2. Com o cursor piscando, pressione as teclas Windows + H.
  3. Vai aparecer a janela da ferramenta de escrita por voz. Você precisa estar conectado na internet para que tudo funcione.
  4. Clique no ícone de Ajustes (roda dentada).
  5. Habilite o recurso de Pontuação Automática.
  6. Ative o Iniciador de ditado por voz, que é o que permite que o recurso seja ativado rapidamente quando um quadro de texto está ativo.

 

Quando você quiser começar a escrever por voz, clique no ícone de microfone ou simplesmente pressione as teclas Windows + H. O WIndows 11 vai reconhecer o que você fala automaticamente, transcrevendo tudo em texto e pontuando sempre e quando necessário.

Para interromper o ditado com voz, basta dizer “parar ditado” ou “pausar ditado por voz”, ou mesmo pressionar o ícone do microfone ou até pressionar novamente as teclas Windows + H.

Tudo bem simples.

È uma alternativa de interação com o Windows 11 mais que interessante. É prática, funcional e entrega elevada produtividade. Vale a pena o teste quando for possível.


Compartilhe