Quando um equipamento é utilizado por várias pessoas, é sempre recomendável que cada uma delas tenha uma conta de usuário própria, para ter os seus próprios aplicativos e adotar a sua organização de arquivos.

Além disso, as contas de usuário estabelecem diferentes espaços de trabalho ou ócio no mesmo equipamento, além de estabelecer limites para diferentes contas, com usuários com diferentes níveis de experiência e propósitos de uso.

A Microsoft não estabelece um número limite de usuários diferentes para um mesmo equipamento, mas quanto mais pessoas cadastradas, maior precisa ser a capacidade do disco rígido, e mais será exigido do computador.

Leve em conta que cada usuário no Windows 10 é uma instalação nova do Windows, com todos os requisitos técnicos exigidos. Ou seja, se você cadastrar mais de 10 usuários, é a hora de pensar na compra de um novo equipamento.

Há várias opções para trocar rapidamente de conta de usuário no Windows 10. Esse post detalha todas elas.

 

Iniciando o computador / fechando a sessão no equipamento

 

 

Essa tela de boas vindas aparece todas as vezes em que entramos nessa situação, mostrando todos os usuários com conta criada no computador. Aqui, basta escolher o usuário que queremos acessar e digitar a senha da conta.

 

 

A partir de qualquer aplicativo

 

 

Basta clicar em Iniciar e clicar na imagem do nosso usuário. Um menu com as diferentes contas vai aparecer, e basta escolher a conta para a qual vamos migrar.

 

Conselhos na hora de trabalhar com contas de usuário

 

Se você é obrigado a mudar de conta de forma habitual, nunca é recomendável encerrar a sessão, já que todos os aplicativos do equipamento são encerrados, o que obriga a iniciá-los novamente. O melhor mesmo é trocar de conta, para evitar uma perda de tempo desnecessária.

Para a troca rápida de usuários, acesse a janela de início do Windows, que mostra os usuários disponíveis, pela combinação de teclas Windows + L, que mostra a tela de início do equipamento. Vá no canto inferior esquerdo e selecione a conta de usuário que você quer acessar.