TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como trazer uma janela do Windows para o monitor principal sem ter que ligar a segunda tela | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como trazer uma janela do Windows para o monitor principal sem ter que ligar a segunda tela

Como trazer uma janela do Windows para o monitor principal sem ter que ligar a segunda tela

Compartilhe

Ter um computador conectado a dois ou mais monitores é algo excelente, principalmente para os usuários que contam com necessidades de multitarefa nos equipamentos informáticos.

Ter essa praticidade em nome de uma maior produtividade em nosso trabalho (ou até para o nosso entretenimento) é algo fundamental para obter melhores condições de trabalho. Porém, isso pode apresentar alguns problemas nos computadores Windows.

Principalmente quando decidimos abrir uma janela em uma única tela.

Vamos falar mais sobre isso neste post.

 

 

 

O que acontece no dia a dia dos usuários?

Quando temos uma configuração de dois ou mais monitores instalados em nosso desktop com sistema operacional Windows, em algumas oportunidades encontramos problemas na hora de visualizar conteúdos na tela que queremos. É quando o sistema da Microsoft dá uma certa ‘enlouquecida’ na hora de exibir as janelas.

O Windows normalmente gerencia bem as janelas de aplicativos e programas abertos, mas em alguns casos isso pode falhar. Porque, afinal de contas, é um sistema operacional da Microsoft.

Mesmo sendo um caso muito específico e pouco comum no dia a dia da maioria dos usuários, esse problema eventualmente pode acontecer. Até porque nem sempre temos todos os dois monitores ligados o tempo todo.

Em alguns cenários, o Windows salva qual foi o monitor que foi ligado pela última vez por um determinado programa e, se o monitor está desligado, existe um comando que pode devolver o aplicativo ao monitor que desejamos, sem que o mesmo esteja ligado.

 

 

 

Os atalhos do teclado ao resgate

Pode parecer óbvio para alguns, mas para muitos não é. Ter os aplicativos abertos em um monitor desligado é algo bem comum em muitos momentos, mas existe uma forma de resolver o problema, e com um simples atalho de teclado.

Basta combinar as teclas Windows + flecha de direção.

A função é bem eficiente, mas é preciso ser acionado várias vezes. Acionar o comando uma única vez só vai deixar a janela menor, mas não vai ser deslocada de forma direta para outro monitor. Ou seja, você vai ter que insistir neste comando até que a janela se enquadre no monitor desejado.

Outro método mais eficiente é o atalho de teclas Windows + Shift + flecha de direção. Assim, a janela vai se mover tal e como aparece de um monitor a outro, sem modificar o seu tamanho. É um comando mais direto. Para isso, basta selecionar a janela a partir da barra de ferramentas para logo depois introduzir o comando de teclas.

Ter o monitor desligado não significa que o Windows não o detecte. Quando abrimos as configurações da tela, veremos que os monitores seguem na mesma distribuição identificada no sistema operacional, mesmo quando desligados.

No final das contas, mais uma vez, o comando de teclas combinadas do Windows está salvando a vida dos usuários mais produtivos. Muitas pessoas defendem isso porque pode ser muito mais rápido e eficiente digitar teclas do que pegar mouse, deslocar a seta na tela e clicar em um ou vários ícones

Sei que a maioria dos usuários mais novos estão mais do que acostumados com o mouse. Eu também. Mas nada como comandos de teclado para agilizar o dia a dia na frente do computador.


Compartilhe