O WhatsApp é um dos principais meios de comunicação da atualidade, mas também pode atuar como uma espécie de nuvem pessoal/bloco de notas. E pode fazer isso de forma bem simples.

Antes de começar, é sempre importante lembrar que as fotos e vídeos enviadas para essa “nuvem” perdem qualidade pela compressão. Se isso é um problema para você, utilize um serviço de armazenamento na nuvem tradicional.

Agora, se você só quer guardar as suas imagens e vídeos em um local seguro (ou que você se lembra onde está), siga os passos desse post.

 

 

Crie um grupo com uma pessoa, tire essa pessoa do grupo, e aproveite de sua nova nuvem privada

 

A primeira coisa que você deve fazer é criar um grupo novo com apenas uma pessoa. Tenha o bom senso de pedir para essa pessoa para ser incluída e depois descartada desse grupo (se possível explique o que vai fazer de verdade).

Desse modo, você fica sozinho no grupo, e pode utilizá-lo para enviar o que quiser, realizar anotações e até usar o grupo como lista de tarefas. É bem útil para passar arquivos do smartphone para o computador e vice-versa, com a ajuda do WhatsApp Web para desktops.

Para criar um grupo, clique em Nova Conversa, e selecione Criar Grupo. De novo, procure não colocar o primeiro contato que aparece na sua lista, e pergunte para a pessoa se ela aceita participar do esquema para te ajudar.

Quando você ficar sozinho no grupo, mude o mesmo para o nome Minha Nuvem (ou o nome que você quiser), coloque uma foto que ajude na identificação e, finalmente, fixe o chat acima dos demais.

Para marcar os arquivos e facilitar a localização, escreva uma mensagem explicando o que você enviou.

Apesar do armazenamento do WhatsApp ser algo “ilimitado”, leve em consideração que o tamanho máximo permitido para envio de arquivos para os seus servidores é de 100 MB por arquivo. Além disso, se você apagar o chat, você perde tudo.

De qualquer forma, este não é um sistema para armazenar muitos arquivos por muito tempo, mas sim um sistema simples para guardar itens temporários e passar para o computador para realizar uma cópia de segurança.