Como transformar o smartphone em um ponto de acesso à internet | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como transformar o smartphone em um ponto de acesso à internet | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como transformar o smartphone em um ponto de acesso à internet

Como transformar o smartphone em um ponto de acesso à internet

Compartilhe

Usar o smartphone como ponto de acesso à internet pode ser a salvação quando não temos uma conexão WiFi ou Ethernet em um determinado local. E se você tiver um plano de dados móveis mais robusto, melhor ainda.

Neste post, vamos mostrar como você pode utilizar o smartphone como ponto de acesso WiFi para outros dispositivos, algo que você pode utilizar em vários cenários ou circunstâncias. Todo o procedimento é bem simples de ser feito, e está ao alcance de qualquer usuário.

E, logo de cara, eu digo: é muito mais seguro usar este tipo de rede do que uma conexão WiFi aberta Logo, é muito melhor investir um tempo aprendendo este método do que correr o risco de ter os seus dados roubados por terceiros.

 

 

 

Como criar um ponto de acesso WiFi

Os passos a seguir podem variar de acordo com o fabricante do smartphone, mas de um modo geral todos os dispositivos seguem a mesma rotina de configuração. Neste caso, vou tomar como base um telefone Samsung Galaxy:

  1. Vá em Configurações > Geral ou Ajustes e procure por Conexões.
  2. Acesse o item Conexão Compartilhada e Modem e ative o item correspondente.
  3. Coloque um nome para essa conexão e escolha uma senha de acesso (a mais longa e forte possível).

 

A partir desse ponto, você pode compartilhar a conexão de internet do seu smartphone. Os outros dispositivos terão que conectar na rede WIFi que o seu telefone criou, selecionando este ponto de acesso e digitar a senha correspondente.

Para reforçar ainda mais a segurança deste ponto de acesso, você pode usar algumas configurações avançadas, como a função para ocultar o dispositivo, ou ativar a opção para permitir a conexão de alguns dispositivos de forma específica, onde se estabelece um identificador de origem único e codificado.

 

 

 

Usando como modem USB

Perdeu popularidade com a chegada dos smartphones com função de hotspot WiFi, mas usar um modem USB pode ser uma alternativa ainda mais simples de obter uma internet sem fio em qualquer lugar.

Porém, essa é uma conexão menos potente (suportando no máximo 10 equipamentos ao mesmo tempo), e exige uma conexão física entre o smartphone e o dispositivo que vai receber a conexão.

A seguir, vamos mostrar os passos para a configuração, utilizando como base um smartphone Samsung com um PC com Windows 10:

  1. Vá em Configurações > Configuração Compartilhada > Modem do Smartphone.
  2. Ative a opção de compartilhamento via Modem USB.
  3. O PC com Windows vai adicionar uma nova possibilidade de conexão, através de uma nova rede utilizando os dados móveis do smartphone.

 

 

 

Via Modem Bluetooth

Similar ao item anterior, mas usando uma conexão sem cabos, de forma sem fio. Assim, você vai compartilhar a conexão via internet do smartphone vinculando outro dispositivo mediante o padrão Bluetooth, emparelhando os dispositivos.

Esse tipo de conexão pode ser utilizada para aqueles momentos de emergência, quando a sua tarifa de dados móveis não é tão generosa e o uso é para os dispositivos que vão gastar uma menor quantidade de dados, como é o caso dos smartphones.

Quem tem uma conectividade 5G pode extrair todo o potencial dessa característica.


Compartilhe