Transformar um smartphone Android (ou iPhone) em um ponto de acesso WiFi é algo bem básico. Assim, podemos compartilhar a conexão de banda larga móvel do telefone com outros dispositivos.

Não é em todo lugar que você vai encontrar uma rede WiFi livre e confiável. A maioria das redes são fechadas, e as redes abertas são muito inseguras.

Usar o smartphone como ponto de acesso WiFi é algo muito útil em viagens de férias ou trabalho, ou até no escritório, quando a banda larga fixa está com problemas, e precisamos seguir trabalhando. Logo, pense que você pode usar esse recurso de forma mais frequente do que você imagina.

É importante ter em mente que, ao utilizar esse recurso, o consumo de dados será maior. Logo, certifique-se que você tem um pacote de dados generoso, especialmente se sua demanda com streaming, P2P ou downloads de grandes arquivos é elevada.

Com as cautelas anteriores, veja o passo a passo para ativar o recurso. Os passos são similares nos smartphones Android ou iOS. O modelo usado como referência para esse guia foi um Galaxy S8 Plus com Android Oreo.

Vá em Configurações > Ajustes > Conexões. Aqui, acesse o item Conexão Compartilhada ou Ponto de Acesso. Mude o nome da conexão e digite a senha de acesso, que precisa ser a mais longa e forte possível.

Aqui, você já pode utilizar o seu smartphone como um ponto de acesso WiFi:

– Ative o item Ponto de Acesso no smartphone. O seu dispositivo vai enxergar o nome da rede que você criou. Acesse e digite a senha que libera a conexão.

Uma opção avançada é implementar a segurança da rede. Nunca deixe essa rede aberta e, se possível, oculte o dispositivo, para que ninguém veja esse ponto de acesso quando buscar pelas redes sem fio (pelo menos não no modo padrão), mas ainda é possível acessá-la digitando manualmente o nome da rede e a senha.

Para ainda mais segurança, você pode ativar que apenas dispositivos específicos acessem aquela rede. Realize os ajustes de conexão compartilhada com base no endereço MAC.

Por fim, para quem se preocupa com o elevado consumo de dados, você pode estabelecer um limite de consumo diretamente no smartphone.

De qualquer forma, vale a pena transformar o seu smartphone em um ponto de acesso WiFi. Você tem a seu favor uma conexão rápida e segura via 4G, e que pode te salvar do apuro quando você mais precisa.