É até natural ficar cansado da interface do seu smartphone com o passar do tempo. Nem mesmo o iOS, que recentemente recebeu os seus toques de customização, consegue escapar do efeito colateral de mesmice estética.
As diversas versões personalizadas do Android, como HyperOS, One UI e ColorOS, também não escapam do ar repetitivo. Por incrível que pareça apenas as versões mais puras do sistema operacional como o Android Stock e a interface Nothing conseguem oferecer algo diferenciado.
Para combater o tédio com as interfaces tradicionais, a Play Store oferece algumas launchers que entregam uma mudança radical no visual e na experiência do smartphone, sem comprometer o sistema de gestos.
E neste artigo, vou apresentar o Launcher 10, que transforma o seu smartphone Android no Windows 10 (ou no Windows Phone, para os mais saudosistas)
A escolha do Launcher 10
O Launcher 10 acumula mais de 1 milhão de downloads na Play Store, e possui uma nota sólida de 4 estrelas pela avaliação dos usuários.
O app é gratuito e apresenta pouca publicidade, um diferencial em um mercado repleto de opções pagas ou repletas de anúncios intrusivos.
O aplicativo foi testado em um Google Pixel 9 Pro e apresentou desempenho excelente. Não foram observadas falhas, atrasos ou bugs, o que reflete uma boa otimização do Launcher 10 em dispositivos de alta performance.
O grande atrativo do Launcher 10 é sua proposta de emular o design clássico do Windows. Ele oferece uma experiência visual completamente diferente do que é tradicional no Android, apelando para os nostálgicos ou fãs da interface da Microsoft.
Elevada capacidade de personalização
O Launcher 10 se destaca pela sua flexibilidade.
O usuário pode ajustar os azulejos (tiles) em tamanho, posição e número de colunas, além de personalizar temas e ícones. Isso faz com que o app seja acessível até mesmo para quem não tem experiência com alterações avançadas.
Para uma experiência ainda mais próxima do Windows, vale a pena usar o Launcher 10 com aplicativo como o Zedge para baixar sons de notificação e toques do Windows 10.
Combinando isso com papéis de parede temáticos, é possível transformar completamente o visual do Android para uma proposta inspirada no sistema operacional da Microsoft.
O Launcher 10 surpreende pela forma como se integra ao sistema, funcionando de forma coesa e sem prejudicar o desempenho.
Com tudo isso, vale a pena considerar a instalação do app no seu smartphone se você ficou de saco cheio de ver o dispositivo com a mesma interface gráfica.
Não é o mesmo que ter o Windows 10 ou o Windows Phone de volta. Mas ao menos funciona como placebo.