O WhatsApp anunciou o recurso de transcrição que transforma mensagens de voz em texto, facilitando a comunicação em ambientes barulhentos ou em locais onde você não pode reproduzir a mensagem de forma alguma.
Esse é um recurso muito esperado pelos usuários da plataforma de mensagens do Meta. Na verdade, alguns bots de Inteligência Artificial de terceiros já conseguem fazer isso no aplicativo. A grande vantagem é que a funcionalidade agora é parte nativa do WhatsApp, o que aumenta a segurança do usuário por não depender de outras soluções para realizar a tarefa.
Vamos conhecer melhor como esse recurso vai funcionar no WhatsApp, e como ele vai impactar a sua usabilidade na plataforma.
Uma comunicação mais prática
As transcrições aparecem automaticamente sob as mensagens de voz, permitindo que usuários leiam quando não podem ouvir.
O recurso vai combinar a facilidade de gravar mensagens de voz com a conveniência de ler o conteúdo dessas mensagens em qualquer lugar, o que é o mundo ideal para aquelas situações onde reproduzir o áudio recebido é algo inviável.
Usuários em deslocamento, em ambientes muito barulhentos ou em locais onde não dá para reproduzir esse áudio (como em bibliotecas, no cinema ou no teatro) certamente vão se beneficiar dessa funcionalidade.
As transcrições são geradas localmente no dispositivo, assegurando que ninguém, nem mesmo o WhatsApp, tenha acesso ao conteúdo das mensagens, reforçando o aspecto de privacidade que muitos priorizam na plataforma.
Assim, fica dispensada a necessidade de uso de ferramentas de transcrições de terceiros, que obriga o envio do áudio recebido para servidores que não garantem essa privacidade em relação aos dados enviados.
Como ativar o recurso no WhatsApp?
O recurso estará desativado por padrão no WhatsApp, e os usuários devem ativá-lo nas configurações em “Chats” e, depois, em “Transcrições de mensagens de voz”.
Neste momento, o recurso de transcrição está sendo introduzido para usuários do Android e iOS nas próximas semanas. Se você já recebeu a funcionalidade na sua conta do WhatsApp, pode ativá-la seguindo os passos abaixo:
- Vá até “Configurações”, “Conversas” e “Transcrição de mensagens de voz”.
- Ative a ferramenta.
- Selecione o idioma da transcrição.
Feito isso, é possível pedir para o app transcrever os áudios.
- Na conversa, toque e segure uma mensagem de voz.
- Selecione “Transcrever”.
A transcrição da mensagem vai aparecer logo abaixo do áudio.
Inicialmente, o suporte de idiomas do recurso de transcrição incluirá inglês, português, espanhol, russo e hindi para Android. O iOS terá uma seleção mais ampla de idiomas compatíveis, mas a plataforma não entrou em detalhes sobre quais serão suportados.
O WhatsApp planeja aumentar o suporte a idiomas nos próximos meses, mas também não mencionou qual será a janela de expansão da funcionalidade.
E… demorou para que as transcrições se tornassem nativas no WhatsApp. Mais uma vez, o Meta demora um pouco mais do que o desejado para oferecer determinadas funcionalidades que são muito aguardadas pelos usuários.
Mas antes tarde do que mais tarde ou nunca. Já podemos considerar a remoção dos bots de transcrição de áudio que utilizamos até agora.
Via The Verge