O CEO da Apple, Tim Cook, mencionou que utiliza todos os produtos Apple diariamente. Isso mesmo: todos (iPhone, Apple Watch, AirPods, MacBooks, iMac, Vision Pro e iPad Pro, entre outros).
E isso não seria uma novidade ou uma surpresa se o personagem central da notícia fosse um usuário como outro qualquer. Mas como estamos falando de um alto executivo da Apple, a ausência de surpresas vira notícia.
O Wall Street Journal pediu para que Tim Cook compartilhasse a sua rotina com os dispositivos da Apple, e vou compartilhar nesse artigo um resumo de tudo o que o executivo disse.
A rotina de Tim Cook com os produtos da Apple
A matéria relata como é o uso de cada dispositivo Apple em um único dia, não apenas os principais, mas incluindo variantes como acessórios (pano de polimento, montagem VESA para o Pro Display XDR) e serviços menos conhecidos, como AppleCare Plus e Mensagens via satélite.
Além de dispositivos, os serviços da Apple também são utilizados de forma intensa, como Apple Music, Arcade, TV Plus, iTunes Match, e até serviços como Mensagens via satélite.
Também se relatado sobre a rotina com aplicativos como Clips, Automator, Logic Pro e GarageBand.
De acordo com o relato de Cook, sua jornada começa com o iPhone para triagem de e-mails, e inclui uso de múltiplos Macs no trabalho. Também é colocado em perspectiva o uso de automações como Atalhos da Apple, Apple Music via HomePods, além do desbloqueio do Mac via sensor biométrico no Magic Keyboard.
Durante o dia, Cook alterna o seu uso laboral entre MacBooks e iMacs, enquanto outros devices do passado ou do presente podem entrar nessa equação de usabilidade, como Mac Studio, Magic Mouse, AirPods Max, e até um iMac G4.
Outro aspecto importante mencionado por Cook é a Apple Intelligence, a nova tecnologia de Inteligência Artificial que melhora a experiência do usuário ao oferecer resumos de notificações e otimizar tarefas diárias.
Ele afirmou que essa inovação já transformou sua produtividade, permitindo-lhe economizar tempo em suas atividades cotidianas.
Tal e como você faz hoje com o ChatGPT, e não precisa pagar milhares de reais por um produto da Apple.
À noite, a rotina familiar de Cook inclui a utilização de Apple TV, iPad Pro para cozinhar receitas, HomePods, e o Vision Pro para entretenimento. Além do Apple TV+ para relaxar.
O ecossistema da Apple em pleno protagonismo
Usar todo o ecossistema Apple em um único dia, com tantos dispositivos conectados parecer desnecessário ou exaustivo, ainda que para Cook isso represente um encaixe natural em sua rotina.
Por outro lado, é absolutamente normal ver essa faceta do executivo, e me arrisco a dizer que, para ele, esse uso está incorporado na sua rotina de tal fora, que os efeitos negativos são eventualmente neutralizados.
Ao longo do dia, um usuário Apple que tem todos os produtos (ou pelo menos os principais) pode passar por 15 dispositivos, 9 serviços, 26 aplicativos e 8 acessórios.
Gerenciar tudo isso parece um pesadelo, mesmo diante de um ecossistema que um dos que melhor conseguem conversar entre si nos mais diferentes cenários.
Fonte: The Verge