Compartilhe

steve jobs apple

 

A Apple teve um 2016 singular. Recebeu críticas dos seus mais fervorosos seguidores com o lançamento do novo MacBook Pro, e registrou quedas de vendas de iPhones por três trimestres consecutivos. E a narrativa negativa sobre os Macs não ajuda.

O mesmo cenário pode ser visto de várias formas, mas é fato que as analogias entre o cenário atual e aquele que fez com que a Apple perdesse o rumo das coisas há duas décadas aparecem.

Steve Jobs voltou para a Apple em 1997, e sua fala em 1998 revela curiosas declarações sobre os erros cometidos pela empresa.

Talvez Tim Cook queira ver (e principalmente ouvir) essas declarações.

 

 

A história se repete?

 

Naquele evento, Jobs falou de vários temas, mas é especialmente interessante a parte que começa no minuto 29:43 no vídeo do final do post, quando ele fala onde a Apple falhou nos últimos anos antes de sua volta para a empresa.

O vídeo tem baixa qualidade, mas as palavras de Jobs poderiam ser aplicadas hoje em muitos casos. A Apple não para de ter lucros e é invejada pelos demais gigantes do mundo da tecnologia, mas talvez tenha se esquecido da filosofia que tinha quando nasceu.

 

Palavras de Steve Jobs:

 

“O que aconteceu com a Apple, para ser honesto, nesses últimos anos foi… o objetivo era apenas fazer os melhores computadores do mundo. E… esse era o objetivo número um. O número dois foi o que conseguimos da Hewlett-Packard, e era ‘temos que ganhar dinheiro’. Se não ganhamos dinheiro, não podemos chegar a cumprir o objetivo número um.

Assim, quero dizer que desfrutávamos de lucros, mas o objetivo de ter lucros era para poder entregar os melhores computadores do mundo.

Em algum ponto do caminho, esses dois objetivos deram a volta. O objetivo era fazer um monte de dinheiro, sem precisar fazer bons computadores. Pois bem, o faremos… porque podemos ganhar muito dinheiro fazendo isso. E é algo muito sutil.

É muito sutil à princípio, mas é o suficiente. Essa pequena e sutil mudança… levou cinco anos, pelo o que pude perceber… mas essa pequena e sutil mudança em cinco anos significa tudo.”

 

Será que a Apple voltou a mudar a ordem desses dois objetivos.

Muitos pensam que sim, mas outros acreditam que o melhor da Apple ainda está por vir, e não só com produtos como o promissor iPhone 8, mas também com outras soluções em outros segmentos que, pelo menos por enquanto, são apenas fumaça.

Vídeo completo a seguir.

 

 

Via Reddit


Compartilhe