TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como Steve Jobs explicou os erros da Apple no passado (e como Tim Cook deve ouvir isso no presente) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | Como Steve Jobs explicou os erros da Apple no passado (e como Tim Cook deve ouvir isso no presente)

Como Steve Jobs explicou os erros da Apple no passado (e como Tim Cook deve ouvir isso no presente)

Compartilhe

steve jobs apple

 

A Apple teve um 2016 singular. Recebeu críticas dos seus mais fervorosos seguidores com o lançamento do novo MacBook Pro, e registrou quedas de vendas de iPhones por três trimestres consecutivos. E a narrativa negativa sobre os Macs não ajuda.

O mesmo cenário pode ser visto de várias formas, mas é fato que as analogias entre o cenário atual e aquele que fez com que a Apple perdesse o rumo das coisas há duas décadas aparecem.

Steve Jobs voltou para a Apple em 1997, e sua fala em 1998 revela curiosas declarações sobre os erros cometidos pela empresa.

Talvez Tim Cook queira ver (e principalmente ouvir) essas declarações.

 

 

A história se repete?

 

Naquele evento, Jobs falou de vários temas, mas é especialmente interessante a parte que começa no minuto 29:43 no vídeo do final do post, quando ele fala onde a Apple falhou nos últimos anos antes de sua volta para a empresa.

O vídeo tem baixa qualidade, mas as palavras de Jobs poderiam ser aplicadas hoje em muitos casos. A Apple não para de ter lucros e é invejada pelos demais gigantes do mundo da tecnologia, mas talvez tenha se esquecido da filosofia que tinha quando nasceu.

 

Palavras de Steve Jobs:

 

“O que aconteceu com a Apple, para ser honesto, nesses últimos anos foi… o objetivo era apenas fazer os melhores computadores do mundo. E… esse era o objetivo número um. O número dois foi o que conseguimos da Hewlett-Packard, e era ‘temos que ganhar dinheiro’. Se não ganhamos dinheiro, não podemos chegar a cumprir o objetivo número um.

Assim, quero dizer que desfrutávamos de lucros, mas o objetivo de ter lucros era para poder entregar os melhores computadores do mundo.

Em algum ponto do caminho, esses dois objetivos deram a volta. O objetivo era fazer um monte de dinheiro, sem precisar fazer bons computadores. Pois bem, o faremos… porque podemos ganhar muito dinheiro fazendo isso. E é algo muito sutil.

É muito sutil à princípio, mas é o suficiente. Essa pequena e sutil mudança… levou cinco anos, pelo o que pude perceber… mas essa pequena e sutil mudança em cinco anos significa tudo.”

 

Será que a Apple voltou a mudar a ordem desses dois objetivos.

Muitos pensam que sim, mas outros acreditam que o melhor da Apple ainda está por vir, e não só com produtos como o promissor iPhone 8, mas também com outras soluções em outros segmentos que, pelo menos por enquanto, são apenas fumaça.

Vídeo completo a seguir.

 

 

Via Reddit


Compartilhe