Compartilhe

Você pode contar com a ajuda de ferramentas de terceiros para solucionar problemas do Windows, mas o próprio sistema operacional conta com uma central de soluções integrada, que é bem eficiente em muitos casos.

Com a chegada do Windows 10 May 2019 Update (ou Windows 10 versão 1903), a central de soluções pode sugerir soluções e resolver os problemas de forma automática, e pode fazer isso sem que você entre nas configurações para isso.

Nesse post, mostramos como usar o recurso.

 

 

Decidir quando você quer que o Windows 10 solucione problemas

Nas configurações no Windows 10, você pode escolher entre diversas opções para que o sistema solucione problemas. Por padrão, isso está configurado para perguntar antes de corrigir o problema, mas é possível mudar isso.

1. Pressione a tecla Windows + I e selecione Privacidade.
2. No menu da esquerda, clique em Comentários e Diagnóstico.
3. Role até o final das opções até encontrar o item Procedimentos de Solução de Problemas Recomendados.

 

Aqui, você pode mudar para a opção onde o Windows 10 corrige problemas sem perguntar, para que os mesmos sejam corrigidos automaticamente, mas sempre notificando quando isso é feito, perguntando antes da correção, ou para que apenas corrija os problemas críticos.

Para te rum controle maior sobre essa correções, é recomendado deixar a opção padrão. Agora, para o Windows resolver tudo sozinho, selecione o item Corrigir Problemas Sem Perguntar.

 

 

Como usar os procedimentos de solução de problemas recomendados

Se o Windows 10 consegue solucionar vários problemas automaticamente, alguns procedimentos adicionais são recomendados e podem indicar uma melhor ajuda na sua experiência. São itens como instalar um novo driver ou desinstalar um app problemático. Tais recomendações você mesmo deve seguir em alguns casos.

Simplesmente abra as Configurações do Windows 10 (Windows + I), selecione Atualizações e Segurança, e no menu da esquerda, clique em Solucionar Problemas.

Se existem problemas na sua versão atual do Windows 10 com recomendações de solução de problemas, você verá isso logo de cara no início da página. Mas você pode navegar pela lista completa de categorias de problemas que podem ajudar a resolver na própria central de soluções.

Leve em consideração que você só pode usar a central de soluções de forma manual sempre que você não tenha escolhido corrigir sem perguntar nas opções de privacidade.

Se tudo isso falhar, você ainda pode tentar reparar o Windows antes de formatar o computador. Também é possível restaurar o equipamento ou até reinstalar o Windows a partir da nuvem, quando todas as opções se esgotam.


Compartilhe