Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como solucionar problemas de desempenho do Windows 10 mais comuns

Como solucionar problemas de desempenho do Windows 10 mais comuns

Compartilhe

Nós do TargetHD.net já publicamos diversos artigos com dicas e soluções para os diferentes problemas que o Windows 10 pode apresentar. E todo mundo quer ter um melhor desempenho no seu computador com o sistema operacional mais utilizado do mundo.

Então, por que não fazer um post com um compilado com as principais dicas para melhorar o desempenho do Windows 10?

São dicas simples, que podem ser adotadas por qualquer usuário, independente do seu nível de conhecimento. Seguindo esses procedimentos, você pode obter uma melhora considerável no desempenho do Windows 10, obtendo maior fluidez e funcionalidade para as tarefas diárias.

Siga com atenção esses toques, e tenha uma melhor vida com o seu computador.

 

 

 

Desinstale programas que você não usa

 

Se você pensa que “ah, um dia eu vou usar esse programa que está instalado desde 2017”, você está pensando errado. Mantenha no seu computador apenas aqueles softwares que fazem parte do seu cotidiano, pois programas inúteis instalados no Windows 10 podem consumir recursos do sistema operacional de forma silenciosa.

 

 

 

Desative o Cortana

 

O assistente de voz inteligente da Microsoft também é outro ladrão de recursos, e em um mundo onde o Google Assistente e o Amazon Alexa podem fazer muito mais e melhor, não há motivos para manter o Cortana ativo. Nem a gigante de Redmond apoia direito o seu software. Então, por que você vai utilizá-lo?

 

 

 

Procure programas alternativos com melhor desempenho

 

O Microsoft Office nem sempre é o software mais leve para ser utilizado com o Windows. Pelo contrário: seu histórico é de exigir mais do hardware e do software que o desejado. Por isso, procure softwares equivalentes aos principais que exigem menos do sistema operacional.

 

 

 

Evite que seus programas sejam executados junto com o Windows

 

Esse é um dos principais motivos para prejudicar o desempenho do Windows. Quando executamos aplicativos junto com a inicialização do sistema operacional, você faz com que mais tarefas sejam executadas ao mesmo tempo e fiquem residentes no sistema o tempo todo. Quanto menor o número de programas começando com o computador, melhor será o desempenho do mesmo ao longo da sessão.

 

 

 

Desative a indexação de busca

 

O Windows 10 conta com um sistema de indexação de arquivos que existe para agilizar o processo de exibição de resultados quando o usuário faz a busca desses arquivos. Por outro lado, esse é um recurso que fica ativo o tempo todo, consumindo recursos do sistema operacional. Desativar esse software pode melhorar (e muito) o desempenho do equipamento como um todo.

 

 

 

Atualize para as novas versões do Windows 10

 

Manter o Windows 10 pode não ser algo recomendado para quem tem problemas de compatibilidade com alguns dos novos recursos, mas pode ser algo fundamental para garantir o melhor desempenho para o seu computador, além de manter o equipamento protegido de malwares e ameaças cibernéticas.

 

 

 

Use o desfragmentador de disco

 

Este procedimento não é tão importante para quem já conta com um SSD instalado no computador. Porém, bem sabemos que muitos equipamentos ainda usam o disco rígido ou HD tradicional com o Windows 10 instalado. Por isso, o uso do desfragmentador de discos de tempos em tempos ajuda a garantir o melhor desempenho do sistema operacional da Microsoft.

 

 

 

Conclusão

 

A maioria das dicas que passamos neste post são de simples execução, e qualquer usuário do Windows 10 com diferentes níveis de conhecimento pode realizar tais mudanças no seu equipamento. Por isso, não há desculpa para que você deixe o seu computador com um desempenho abaixo do ideal.

Além das dicas que passamos neste post, também é preciso levar em consideração o comportamento do usuário no uso diário do computador. O bom senso em não acessar sites de procedência duvidosa e softwares suspeitos são posturas que ajudam a manter a boa saúde e desempenho do equipamento.


Compartilhe