Uma falha desconhecida nos servidores da Microsoft responsáveis pela ativação do Windows 10 resultou em caos quando desativou licenças genuínas do sistema operacional e/ou rebaixando as licenças das versões Pro para Home.

Tais servidores validam a legitimidade do sistema operacional em cada equipamento. Parece que a Microsoft está a caminho de corrigir o problema (já que alguns equipamentos afetados se auto resolveram após uma reinicialização), mas de forma oficial a empresa ainda trabalha no assunto, uma vez que a solução não chegou para todos.

Existem algumas formas de comprovar se o erro persiste na sua máquina, e formas de você tentar uma solução:

Vá em Congigurações > Atualização e Segurança > Ativação. Se o erro foi solucionado, você deve encontrar algo como a frase “o Windows está ativado com uma licença digital”.

Se você utiliza o Painel de Controle, em Sistema, também pode comprovar a ativação com a frase: “Windows está ativado” no final da tela com o Windows 10 Pro.

Por fim, tem um terceiro método mais direto. O comando que você deve digitar no console do Windows é o “slmgr.vbs/xpr”, que deve devolver o estado de ativação, indicando se ele está correto ou se tem algum problema, oferecendo mensagens de erro e diretrizes para um diagnóstico e tentativa de complementação com êxito o processo.

Se a sua licença é válida mas a ativação do Windows 10 foi cancelada (com o sistema informando erros 0X803F8001 ou 0xC004C003), há algumas soluções que você pode tentar, pois estão funcionando para alguns usuários:

– Tente o assistente que resolve problemas no Windows e espere que a análise seja concluída. Se tudo funcionar, uma vez que a Microsoft solucionou o problema nos seus servidores de ativação, o Windows deve encontrar a sua licença digital e reativá-la.
– Você também pode tentar mudar a chave do produto se você conta com uma válida do Windows 7 ou 8.1
– Também é possível tentar forçar a ativação a partir do console do Windows em modo de administrador, executando o comando “slmgr.vbs -ipk product-key” e substituir a chave (se você tiver outra). Se o processo funcionar, a sua cópia do Windows 10 deverá estar ativa.

De qualquer forma, ainda estamos esperando uma solução completa por parte da Microsoft e detalhes adicionais sobre a causa desse erro.