TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como solicitar ao Google a remoção de informações pessoais dos resultados de busca | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como solicitar ao Google a remoção de informações pessoais dos resultados de busca

Como solicitar ao Google a remoção de informações pessoais dos resultados de busca

Compartilhe

Acredite: o Google sabe praticamente tudo sobre nós.

E isso inclui várias informações pessoais que sequer sabemos que o serviço de buscas mais popular do planeta possui sobre nós. Seja porque nós fornecemos, seja porque houve um vazamento de dados, seja porque alguma empresa vendeu para o próprio Google esses dados.

A boa notícia é que existe uma opção para eliminar informações pessoais dos resultados exibidos pela ferramenta de busca do Google. E o processo é relativamente simples, já que tudo o que você precisa fazer é preencher um formulário.

Neste post, mostramos o passo a passo para solicitar a remoção de uma informação pessoal do banco de dados do Google.

 

 

 

Como solicitar a remoção de informações no Google (e o que pode ser removido)

Nem sempre foi tão simples remover uma informação das buscas do Google. No passado, isso só acontecia quando você provava para a gigante da internet que aquela informação colocava a sua pessoa em risco imediato, ou se a imagem em questão continha menores de idade.

Outra forma de conseguir a remoção de uma informação do banco de dados do Google é quando essa mesma informação acaba violando a Lei Geral de Proteção de Dados ou, mais especificamente nas leis brasileiras, ao Marco Civil da Internet.

Agora, o processo ficou menos burocrático e mais tangível para o grande grupo de internautas. Você não precisa ser uma pessoa politicamente exposta ou uma atriz global para reivindicar que suas informações sejam removidas do Google. Basta adotar os passos corretos.

Para que o Google possa tomar medidas sobre a sua reivindicação, a informação a ser removida precisa se enquadrar em uma das categorias ou situações a seguir:

  • Número de identidade pessoal (RG, CPF, carteira de motorista, título de eleitor, etc).
  • Números de contas bancárias ou de cartões de crédito.
  • Imagens de sua assinatura.
  • Imagens dos seus documentos de identidade.
  • Registros médicos e outros documentos classificados como sensíveis.
  • Informações pessoais (número de telefone celular, endereço, endereço de e-mail).
  • Credenciais de acesso, como nomes de usuário e senhas.
  • Fotos de menores de idade, inclusive se não são explícitas.

Se sua reivindicação não contemplar nenhuma das categorias mencionadas na lista acima, muito provavelmente o Google não vai fazer nada. E não adianta reclamar neste caso. Você até pode tentar entrar na justiça contra a gigante de Mountain View, mas muito provavelmente você vai perder o processo.

Se por um acaso o seu caso for aceito pelo Google, será necessário enviar para a gigante de buscas a URL exata dos sites onde a sua informação pessoal está aparecendo.

Então, faça o seguinte:

  1. Acesse o site de suporte do Google e entre em Incluir Solicitação de Retirada.
  2. Escolha entre as opções disponíveis: Eliminar Informações que Aparecem na Busca do Google, Nos Resultados de Busca do Google e Em Um Site Web. Se essa informação pessoal está em várias categorias, terá que preencher o formulário várias vezes.
  3. Preenchido os dois primeiros pontos do formulário, uma nova tela vai aparecer, onde será preciso inserir o seu nome, país de origem e endereço de correio eletrônico.
  4. Localize o item Solicitação de Retirada, e coloque o endereço de URL onde está a informação a ser removida. Um campo permite que você envie imagens específicas onde a informação pessoal aparece dentro do site indicado. Isso vai facilitar o processo.
  5. Por fim, assine o formulário clicando nas casas correspondentes. E quando tudo estiver devidamente preenchido, clique em Enviar.

 

 

 

E agora? O que acontece?

Uma vez que o formulário for enviado, você vai receber um e-mail do Google notificando que recebeu a sua solicitação com sucesso.

O processo de análise do seu caso pode levar alguns dias para ser concluído. Tudo vai depender em como você preencheu o formulário. Se ele tiver uma boa quantidade de informações, as chances em obter sucesso na reivindicação aumentam. Em alguns casos, o Google pode entrar em contato para solicitar informações adicionais.

A resposta também deve chegar por e-mail, com uma explicação do Google sobre os motivos para eliminar a informação da sua ferramenta de busca, ou para explicar por que o seu pedido foi recusado. Se o pedido for recusado, você pode reivindicar novamente, adicionando mais informações ao seu caso.

 

 

 

Tenha em mente que…

Tudo o que você vai conseguir se a sua reivindicação for aceita pelo Google é remover essa informação dos resultados do mecanismo de busca. Se você quer que uma determinada informação seja removida de um determinado site, terá que entrar em contato com os administradores da página e tentar convencê-los na base da conversa a realizar a remoção. Ou partir para as medidas judiciais de forma direta.

De qualquer forma, apesar do procedimento parecer burocrático, ele é bem menos complexo e muito mais fácil de ser realizado por qualquer usuário hoje do que era no passado. E é importante reforçar que qualquer pessoa pode solicitar a remoção de dados das pesquisas do Google, independente de sua relevância na web ou posição na sociedade.

E o mais importante: jamais deixe que difamem a sua imagem na internet. A web não pode ser megafone de pessoas irresponsáveis e sem caráter. Defenda o seu legítimo direito em proteger a sua imagem na rede mundial de computadores.


Compartilhe