Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como ser banido do WhatsApp em 6 passos

Como ser banido do WhatsApp em 6 passos

Compartilhe

Eu sei que ninguém nasce sabendo na vida, e que as pessoas podem cometer erros de forma acidental. Porém, entendo que alguns procedimentos podem ser evitados para não resultar no pior dos mundos. E evitar ser banido do WhatsApp nem é algo tão complicado assim.

Entendo que de vez em quando nós extrapolamos no compartilhamento de mensagens políticas ou nos conteúdos de teor adulto. Mesmo assim, vale a pena ter em mente quais são as posturas e atitudes que podem resultar em um banimento do WhatsApp e, dessa forma, evitar ficar de fora dessa plataforma de comunicação.

Então, vamos ajudar aos mais desavisados ou desprovidos de códigos morais e éticos, compartilhando as seis possibilidades em que o WhatsApp pode banir a sua conta dentro da plataforma.

 

Usar uma versão não oficial do aplicativo

Essa é uma regra que a maioria dos usuários já deveria ter em mente há muito tempo, pois o WhatsApp já deixa isso muito claro nos seus termos de uso e na sua publicidade oficial.

Não são poucos os aplicativos não oficial ou alternativos do WhatsApp que estão espalhados nas lojas oficiais e alternativas de aplicativos, principalmente para o sistema operacional Android, que sempre se demonstrou mais flexível e tolerante para esses apps clandestinos.

A grande maioria dos aplicativos alternativos do WhatsApp não contam com os mesmos níveis de segurança do app oficial, o que pode resultar em uma grave violação da segurança dos seus dados.

O aplicativo original do WhatsApp oferece o recurso de criptográfica de ponta a ponta, restringindo as conversas apenas às duas pessoas envolvidas na comunicação. E isso não está presente nos aplicativos oficiais.

Logo, se você quer correr o risco daquela sua troca de fotos picantes ou segredos mais confidenciais que podem resultar no divórcio daquela sua amiga chata caírem nas mãos erradas, continue utilizando uma versão alternativa do aplicativo do WhatsApp.

Além da expulsão da plataforma, receba um potencial processo de brinde.

 

Determinadas ações continuadas

Aqui, chegou a hora de avaliar o seu bom senso, se é que ele existe.

Mandar as mesmas mensagens para as mesmas pessoas diversas vezes por dia, ofender alguém ou enviar conteúdos indesejados para outra pessoa podem resultar em um banimento do WhatsApp.

A pessoa do outro lado da conversa pode ficar com tanto ódio de você, que não apenas vai bloquear a sua conta, como também vai denunciar a sua postura para a plataforma, que vai analisar as últimas mensagens que você enviou para aquela pessoa.

Quando o WhatsApp analisar as cinco últimas mensagens que você enviou para a pessoa que está com ódio do seu comportamento irritante, os seus dados de contatos serão revisados, e um relatório vai analisar se você ultrapassou ou não as normas de uso do aplicativo.

Se vários usuários reclamarem de você pelo mesmo motivo, a sua conta no WhatsApp é bloqueada. Você até pode solicitar uma revisão da decisão pelo aplicativo de mensagens instantâneas ou por e-mail, mas é muito difícil que a plataforma volte atrás na decisão tomada.

Ou seja, é mais fácil você criar algum tipo de noção ou bom senso do que convencer o menino Mark Zuckerberg e seus comandados a mudarem de ideia.

 

Reenvio de mensagens

O WhatsApp restringiu a função de reenvio de mensagens para apenas cinco pessoas por vez, na tentativa de combater o SPAM indiscriminado. Mas se você ainda assim insistir em compartilhar aquela notícia falsa que você recebeu do seu político corrupto de estimação favorito, tente a sorte.

Você até pode mandar a mesma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo, e alternativas para isso não faltam. É possível utilizar a função de Estado para que todos os seus contatos vejam essa mensagem, ou criar uma comunidade para publicar o que quiser para um grande número de pessoas.

Porém, é possível que neste momento até mesmo você ou a sua tia avó que mora em Governador Valadares estejam enviando mensagens em SPAM sem saber, entendendo que estão utilizando o WhatsApp de forma normal e correta, quando não estão.

Se o WhatsApp entender que esse comportamento é errado, a conta pode receber uma proibição temporária de envio de mensagens por algumas horas, dias ou semanas. Se a prática continuar, a conta é banida de forma permanente.

 

Automatização das atividades

Muitos usuários possuem contas comerciais do WhatsApp e, dessa forma, mandam mensagens automáticas para vários usuários ao mesmo tempo. E não há nada de errado com isso.

A plataforma oferece a possibilidade de programar e automatizar respostas para melhor administrar o contato com os clientes em contas comerciais. O grande problema é quando se usa o recurso de forma indevida.

O WhatsApp pode considerar o comportamento suspeito ou perigoso e, dessa forma, aplicar uma infração ao usuário. Mas se as comunicações forem naturais, você não tem com o que se preocupar.

 

Conteúdo ameaçador ou ilegal

Eu nem precisava mencionar esse tópico, mas como estamos falando das possibilidades de banimento de conta, entendo que vale a pena deixar o tema bem claro.

Se você decide ameaçar alguém ou realizar comentários difamatórios relacionados à raça, religião, idade ou gênero no WhatsApp, a sua conta pode ser banida a qualquer momento.

Não há margem para dúvidas neste caso, além de um claro respaldo legal para esse tipo de decisão. No momento em que a equipe do WhatsApp comprova que uma conta efetivamente violou essa regra, o uso do serviço está proibido de forma permanente.

Em alguns casos, os seus dados são encaminhados para as autoridades encarregadas de cumprir a lei, se a violação se configurar em um crime mais grave.

 

Pirataria

Algumas pessoas insistem em utilizar os comunicadores instantâneas para a pirataria, ou até mesmo para o acesso ilegal de contas.

Com o tempo, o WhatsApp foi adicionando recursos para combater tais práticas, como a codificação de ponta a ponta e a verificação em dois passos. Além disso, a plataforma pode revisar e analisar de forma aprofundada as contas que infringem as suas políticas de segurança e privacidade.

Cabe a cada usuário ficar atento às práticas de malware via web e com links de terceiros que podem ser uma ameaça de segurança. Ou seja, tenha cuidado com a sua conta no WhatsApp para não ser banido por causa de uma atividade suspeita de terceiros.

 

Conclusão

Com tudo o que você viu até aqui, não tem como dizer que você não sabe ou não sabia que a sua conta do WhatsApp poderia ser suspensa ou banida. É só você não realizar um ou mais dos itens mencionados neste conteúdo, e você não perde acesso à plataforma.

Se você não chegar perto de realizar tais práticas, será impossível ter a sua conta banida do WhatsApp. A não ser que você seja um tremendo otário, pois neste caso é certo que você tentou passar por cima de uma ou de várias dessas normas.


Compartilhe