TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como se proteger ao usar uma rede WiFi pública | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como se proteger ao usar uma rede WiFi pública

Como se proteger ao usar uma rede WiFi pública

Compartilhe

Faz tempo que o TargetHD.net recomenda que você evite as redes WiFi públicas, pois elas são uma forte ameaça para a integridade dos seus dados, gerando mais dores de cabeça do que alegrias. Além disso, existem pacotes de dados móveis que podem entregar a internet que você precisa quando está fora de casa.

Porém, em alguns momentos, não temos outra alternativa, e somos obrigados a usar o WiFi público. Por isso, apresentamos uma série de truques que podem nos proteger de possíveis ataques.

Sempre leve em consideração os riscos que está assumindo ao utilizar uma rede WiFi pública. Por maior que seja a precaução, você ainda corre riscos de ter os seus dados roubados ou o seu computador sequestrado. E a única forma de se manter totalmente seguro é não utilizar esse tipo de redes.

Mas ao menos podemos reduzir os riscos em caso de uso.

 

 

 

Em qual rede WiFi podemos confiar?

 

Devemos desconfiar de todas as pessoas conectadas em uma rede WiFi pública, mas também devemos ter cuidado com os donos das redes. Hotéis e restaurantes são mais confiáveis porque, basicamente, tais estabelecimentos não precisam lucrar em função dos dados roubados dos usuários.

Redes que solicitam dados como RG, número de telefone ou e-mail para entrar em contato com você para oferecer promoções e publicidade precisam ser evitadas. Caso contrário, o bombardeiro de SMS ou e-mails é algo muito provável de acontecer.

 

 

 

Acesse sites seguros

 

Em uma rede WiFi confiável, pense sempre no uso que você dá para ela. Evite portais ou sites perigosos, restrinja a sua navegação à páginas codificadas com o protocolo HTTPS, o que impede que outros usuários fiquem bisbilhotando as suas atividades online e, se possível, use o modo anônimo para atividades mais sensíveis.

 

 

 

Use uma VPN

 

Muita gente não viu até hoje a necessidade de usar uma VPN, o que é algo até normal. Porém, ao usar uma rede WiFi pública, esse é um dos recursos que podem oferecer a tranquilidade tão desejada.

A VPN protege os dados compartilhados com o servidor de rede, os dados de contas pessoais, senhas, páginas procuradas ou visitadas, e toda a sua atividade online. Ninguém vai poder ver os dados envolvidos nessa navegação, muito menos coletar tais dados.

Existem várias VPNs gratuitas e confiáveis, com um uso simplificado. São ótimas ferramentas a se levar em consideração quando você está em uma viagem, principalmente em outro país.

 

 

 

Manter os dispositivos atualizados

 

Os sistemas operacionais instalados em nossos dispositivos são revisados regularmente para manter em dia a segurança dos seus programas, eliminando brechas que permitem os ataques informáticos e reforçando as medidas de proteção. Manter o seu computador ou smartphone atualizado nos oferece uma proteção extra diante dos ataques que já foram detectados.

 

 

 

Conclusão

 

Essa é uma série de truques que permitem o uso de redes WiFi públicas com um pouco mais de tranquilidade e, mesmo assim, é preciso entender que os riscos de um ataque ainda existem, e que não devemos fornecer qualquer tipo de dado para sites não confiáveis, além de prestar atenção aos termos e condições ou permissões indicados nos diferentes sites web.


Compartilhe