Como se determina o valor do Bitcoin? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Como se determina o valor do Bitcoin?

Como se determina o valor do Bitcoin?

Compartilhe

Não são poucas as pessoas que querem investir nas criptomoedas, e hoje em dia nem é preciso minerar as moedas digitais para tentar ficar rico. Existe todo um mercado de compra e venda de Bitcoins que permite a qualquer pessoa comprar e vender essas moedas.

Porém, muita gente não sabe como se estabelece a cotação do Bitcoin, com variações que podem ser muito mais abruptas que as flutuações das moedas tradicionais. E neste post, vamos explicar de forma resumida como tudo funciona nas criptomoedas.

 

 

 

Oferta e procura, tal e como tudo o que acontece na vida

 

 

A cotação do Bitcoin se baseia na oferta e na demanda, tal e como toda cotação de preço nessa vida (ou em pelo menos na maioria dos casos e nos casos mais importantes). Este é um ponto essencial para determinar o seu valor e, a partir disso, temos um novo modelo financeiro consolidado.

O diferencial das moedas virtuais é que elas não sofrem influência de uma economia em específico, nem mesmo dos acontecimentos do mundo real. Tudo é determinado pelos tokens disponíveis no mercado.

O token é a unidade de valor emitida por uma entidade privada, e ele serve para estabelecer um direito, pagar por um trabalho ou como incentivo financeiro por algum benefício ou serviço realizado. E o valor que o Bitcoin pode alcançar é aquele que se torna o mais aceito por uma comunidade que está fundamentada no blockchain.

Na prática, temos um modelo de economia descentralizada, onde todos contam com um acesso a todas as informações relativas à criptomoeda em questão. E, diferente do que acontece com o mundo real, o dinheiro aqui é limitado (na verdade, o dinheiro do mundo real também é limitado, já que políticas impedem que governos produzam dinheiro de forma ilimitada).

Sendo assim, o Bitcoin foi criado para contar com uma oferta fixa de 21 milhões de moedas, e mais da metade já foi produzida. E como o interesse por ele é enorme, o seu preço vai para o teto com relativa facilidade.

 

 

 

Economia descentralizada

 

 

A economia tradicional é baseada em um Banco Central. Já o Bitcoin é totalmente descentralizado. Seu valor é respaldado por características específicas, como a velocidade que o mercado virtual monetário muda, a oferta e a demanda já destacada, e o aumento de pessoas que estão negociando a moeda virtual.

O Bitcoin se define como uma moeda de código aberto, com perfil público e sem dono. Ninguém controla essa moeda virtual e qualquer pessoa pode participar deste mercado.

Agora, para comprar um Bitcoin neste momento, você vai precisar pagar mais de US$ 46 mil. Em 2010, quem apostou nessa moeda virtual pagou US$ 0,39. E só esse número mostra como foi a monstruosa evolução da criptomoeda mais atraente do mercado.


Compartilhe