Como salvar todos os dados de sua conta do WhatsApp

Compartilhe

Depois de toda a polêmica provocada pelas mudanças da política de uso do WhatsApp, não podemos culpar as pessoas que estão abandonando a plataforma. É um direito seu não querer compartilhar com o Facebook mais dados que a plataforma já possui. E se você não concorda com os novos termos, não existe outra alternativa a não ser sair do serviço.

Porém, não dá para perder tudo o que foi publicado e compartilhado dentro do WhatsApp. Você pode querer fazer um backup de todo o seu histórico dentro da conta. E é aqui que entra em ação o processo de backup completo dos conteúdos da conta.

Neste post, vamos mostrar como você pode salvar todos os seus dados de conta no WhatsApp antes de sair do serviço.

 

 

 

Um backup simples não basta…

 

Os usuários mais conscientes e responsáveis do WhatsApp realizam backups diários dos conteúdos de sua conta na plataforma via Google Drive ou iCloud. Esse upload de dados normalmente é feito durante as madrugadas, e é uma mão na roda para momentos pontuais como, por exemplo, quando trocamos de smartphone.

Mas não é exatamente sobre isso que estamos falando neste post. O backup automático realizado pelo próprio aplicativo apenas armazena em uma área segura na nuvem fotos, vídeos e outros tipos de arquivos compartilhados nas conversas, além das próprias conversas em si.

Existe todo um arsenal de dados do WhatsApp que são de interesse de muitos usuários, principalmente aqueles que se referem aos dados de conta. Talvez seja de seu interesse manter essas informações para criar uma nova conta no futuro, e isso é importante para garantir a identidade da nova conta que você vai criar.

Pode ser um cenário muito específico, onde apenas alguns usuários devem se encaixar. Mas é importante destacar este aspecto, já que qualquer pessoa (em teoria) pode precisar desses ajustes no futuro.

 

 

 

Solicitando todos os dados de conta do WhatsApp

 

  1. Entre no WhatsApp e clique nos 3 pontos verticais que aparecem no canto superior direito.
  2. Agora, clique em “Configurações” e, depois, em “Conta”.
  3. Em seguida, localize a opção “Solicitar informações da minha conta”.
  4. O WhatsApp explica que, ao solicitar o relatório, é criado um arquivo com todas as informações da sua conta no WhatsApp, mas não inclui as mensagens dos chats.
  5. Em aproximadamente 3 dias, o relatório chega até você via e-mail. Então, você pode fazer o download desse arquivo em seu computador, ou até transferir esses dados para outro aplicativo.

 

Depois disso, basta esperar até o arquivo solicitado chegar ao seu e-mail. Com esse arquivo salvo e o backup dos dados compartilhados nas conversas realizado, você está pronto para excluir a sua conta do WhatsApp sem perder qualquer dado armazenado na plataforma.


Compartilhe