Compartilhe

Se você está minimamente por dentro sobre as últimas novidades em inteligência artificial, muito provavelmente você já ouviu falar nas GAN, as redes neuronais capazes de gerar rostos de pessoas que não existem, e entregando resultados impressionantes. Já falamos sobre isso aqui no blog.

Por causa de avanços desse tipo, temos alguns sites como o ThisPersonDoesNotExist.com, ou “essa pessoa não existe”, que mostra um novo rosto gerado por IA a cada vez que acessamos ou recarregamos esse endereço. Agora, se alguma vez você se perguntou se um desses rostos falsos é parecido com o seu, o site que vamos indicar nesse post pode dizer isso.

O Have The Faked Me? (ou Me Falsificaram, em livre tradução) é um site onde você pode enviar uma foto do seu rosto e contrastar se uma dessas redes neuronais criou alguma face falsa que se parece com a sua.

 

 

A sua foto pode servir de base para a criação de um rosto falso, e você nem sabe disso

O que o site fez foi coletar a enorme base de dados de quase 500 mil rostos falsos gerados por redes neuronais, extrair os seus parâmetros faciais usando uma ferramenta aberta de reconhecimento facial criada com aprendizagem automática que está disponível no GitHub e usar isso para comparar com a foto oferecida pelo usuário.

Uma vez que a imagem é enviada ou quando você digita uma URL com a foto a ser analisada, o resultado da análise é entregue rapidamente. O site informa o quão próximo você esteve de ser falsificado, e o quão distante está a imagem falsa da sua, combinando uma série de fotos similares ao seu rosto. Lembrando: o site compara a sua foto com fotos de pessoas que não existem.

Os resultados podem variar muito, dependendo do tipo de foto, e podem chegar a ser completamente diferentes ou absolutamente perturbadores. Se você quer conhecer outros projetos similares, a GAN também foi utilizada para gerar animais e até locais que não existem. Até existe um jogo para você tentar adivinhar se um rosto é real ou se foi gerado por uma IA.

 

Acesse | HaveTheyFaked.me


Compartilhe