Os vazamentos de dados já se tornaram comuns na internet. Sites e cibercriminosos estão quase sempre envolvidos nesse cenário, e quem perde (quase sempre) é o internauta.

E-mails e dados privados podem circular livremente, e nem precisam ser informações tão graves sobre nós. Porém, ter esses dados rodando por aí pode trazer sérios problemas.

 

 

Descubra se as suas informações caíram nas mãos erradas

 

 

Para saber seu os seus dados estão em mãos erradas, a Mozilla lançou um novo site, o Firefox Monitor. É um ponto de partida interessante para verificar a segurança das suas informações.

Basta digitar o seu endereço de e-mail no site. Ele vai verificar se o mesmo está vinculado com informações afetadas no LinkedIn, MySpace, Facebook ou outros serviços online. É possível saber quase tudo sobre os nossos dados e informações.

O novo site é fruto da parceria entre a Mozilla e o serviço Have I Been Pwned, que disponibiliza há vários anos alertas sobre violações de privacidade. E o usuário só tem a ganhar com essa união de forças.

De forma semelhante ao Have I Been Pwned, o Firefox Monitor também permite a habilitação de alertas enviados diretamente para a sua caixa de entrada, dispensando assim a vista ao site para receber os alertas de segurança mais urgentes.

Além de verificar as suas contas de e-mail, o site também oferece dicas relacionadas às senhas. Alguns conselhos incluem a utilização de um gestor de senhas, a adoção de autenticação em dois passos e senhas diferentes para cada conta.

Para acessar o Firefox Monitor, clique aqui.

É uma iniciativa louvável. Nós, internautas, compartilhamos mais e mais informações na internet. Porém, ao mesmo tempo, existem mais ferramentas para aumentar a nossa segurança.

Um vazamento de dados pode parecer algo pouco importante. Ao mesmo tempo, pode arruinar a vida de alguém. Chantagem e roubos de dinheiro são alguns dos exemplos dos danos resultantes de tal incidente.