Como saber se o seu telefone possui a certificação do Android

Compartilhe

Pode acontecer, principalmente quando você compra um smartphone de uma marca asiática “alternativa”. É bem difícil, mas é possível que aquele telefone que você comprou no AliExpress não conte com a certificação do Google.

Essa certificação é, basicamente, uma licença exigida pelo Google para que o dispositivo conte com os serviços e aplicativos da empresa. E, neste caso em específico, damos um destaque maior para o Google Mensagens.

Por que?

Porque a partir de 31 de março de 2021, todos os telefones que não contam com a certificação do Android não poderão utilizar o serviço de mensagens SMS padrão do Google e, por consequência disso, tais dispositivos deixam de enviar e receber mensagens de texto.

A mudança acontece por conta da implementação do novo sistema de codificação ponta a ponta para o aplicativo de mensagens do Google. E não pense que são poucos os telefones sem a certificação do Android. Afinal de contas, a relação entre Google e Huawei ficou problemática por causa de Donald Trump, e vários outros fabricantes também não contam com essa certificação.

Neste post, vamos mostrar como você pode verificar se o seu smartphone Android é certificado ou não pelo Google.

 

 

 

Como saber se o meu telefone é certificado pelo Google?

 

 

Smartphones Android sem certificação são aqueles que foram reprovados no teste de compatibilidade com os serviços do Google, pois não garantem os padrões de qualidade e segurança da gigante de Mountain View.

Na prática, são telefones que não conta com o Google Play Protect, elemento essencial para a certificação de segurança desses dispositivos para os usuários que verifica os aplicativos oferecidos na Play Store antes mesmo da instalação no telefone.

Alguns smarphones chegam ao mercado antes de receber esta certificação, mas acabam conseguindo esse status pouco tempo depois. Ou o fabricante não foi aprovado pelo Google e, ainda assim, coloca o dispositivo no mercado. O que é péssimo, pois o usuário tem que se virar depois disso.

Para os dois casos, este é o procedimento de verificação da certificação do Google no dispositivo:

 

  1. Abra o aplicativo Google Play Store em seu celular.
  2. Toque no botão de três linhas no canto superior esquerdo da tela, o menu de opções.
  3. Selecione a seção “Configurações” dessa barra lateral.
  4. Role para baixo até a seção “Informações”. Em “Certificação do dispositivo”, aparecerá “certificado” ou “não certificado”. Se você clicar nesta caixa, você pode ir para os termos de uso do Android e ler mais informações sobre este tópico.

 

Se o seu smartphone conta com a certificação do Google, você vai poder seguir utilizando os recursos de SMS sem maiores problemas. Caso contrário, você vai ter que instalar um novo aplicativo de mensagens de texto no seu smartphone.

Fora isso, o uso do seu smartphone não vai mudar muito. Muitas vezes o que ocorre neste caso é uma falha de sistema, de modo que vale a pena fazer a revisão da certificação em seu smartphone, mesmo que seja apenas para eliminar uma dúvida pontual.

 

 

Via 9to5Google, Google


Compartilhe