Compartilhe

Pode não parecer (e nem todo mundo sabe disso), mas não são todos os smartphones, tablets e dispositivos móveis de qualquer espécie que podem reproduzir conteúdos em alta definição. E é importante você ter o conhecimento disso para melhor definir qual é o dispositivo que você vai comprar no futuro.

Para que o dispositivo Android consiga reproduzir imagens em alta definição, é preciso que o mesmo conte com duas funções: que o conteúdo a ser reproduzido esteja disponível nessa resolução (algo meio óbvio, mas que precisa ser registrado) e que o smartphone conte com a certificação para reprodução em alta definição, fornecido pelos serviços de streaming.

A regra é: se o smartphone ou dispositivo móvel conta com essa certificação, ele pode reproduzir todos os conteúdos da Netflix, Amazon Prime Video, HBO e outros serviços de streaming em HD. E nesse momento, existem dois tipos de certificação disponíveis: a Widevine L1 e a Widevine L3.

É importante mencionar que, nesse momento, todos os smartphones Android disponíveis no mercado são compatíveis com alguma dessas duas licenças. O Widevide L1 permite a reprodução de conteúdos DRM em HD (720p) ou superior, enquanto que o Widevine L3 permite a reprodução na qualidade standard (SD).

 

 

Qual versão do Widevine tem o meu smartphone?

 

 

Para identificar qual é a certificação do Widevine compatível com o seu dispositivo, uma das opções é através do aplicativo DRM Info, que está disponível para download na Google Play Store. O aplicativo é gratuito, e tudo o que você tem que fazer após o seu download e instalação é executá-lo no seu dispositivo Android, e ele mostra a versão do Widevine disponível.

Outro aspecto que você deve levar em consideração é que a Netflix tem que fazer outra certificação para reproduzir conteúdos em Full HD e, obviamente, em HDR também. Para identificar quais são os dispositivos que conseguem reproduzir conteúdos na mais alta qualidade dentro da plataforma de streaming, basta acessar a página de suporte da plataforma.


Compartilhe