TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como saber se o seu roteador WiFi se transformou em um risco para a segurança dos seus dados | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como saber se o seu roteador WiFi se transformou em um risco para a segurança dos seus dados

Como saber se o seu roteador WiFi se transformou em um risco para a segurança dos seus dados

Compartilhe

Algumas pessoas simplesmente não se importam em usar dispositivos de tecnologia com muitos anos de uso. E não tem nada de errado com isso, desde que o gadget funcione bem e em plenas condições.

O problema é quando este hardware está com muitos anos de uso e no limite do seu bom funcionamento. E isso só piora quando este mesmo dispositivo de tecnologia não é atualizado há muito tempo. Algo bem comum entre algumas pessoas que eu conheço.

Pois bem, a falta de atualização dos roteadores em muitos lares e escritórios espalhados ao redor do mundo pode resultar em enormes problemas de segurança. E muitos usuários não fazem a menor ideia dos riscos que estão se expondo neste exato momento.

 

 

 

Não está na hora de substituir o seu roteador?

Se o seu roteador tem dois anos ou mais de vida, chegou a hora de pensar em um substituto. E, por favor, não me entenda mal. Não sou a favor da obsolescência programada, e até podemos desconfiar que os fabricantes estão deixando os produtos vulneráveis de propósito.

Mas entendo que esta é uma discussão mais oportuna em outro momento.

O que realmente importa agora é que você saiba (ou entenda) que um roteador muito velho pode ser a porta de entrada para hackers e malwares. E você não quer elementos estranhos trafegando pela sua rede e roubando os seus dados mais importantes, certo?

Então… é importante você saber que muitos roteadores antigos não contam com novas funções de segurança que só estão presentes nos equipamentos mais novos. E para aqueles que sempre se preocuparam com a integridade dos seus dados, ter essas defesas passa a ser um investimento sério.

Ao mesmo tempo, apesar dos avanços nos métodos de segurança para hardware e software, é inegável que os hackers e ciber criminosos também contam com um enorme número de ferramentas para acessar as suas informações.

Sem falar que, historicamente, muitos usuários nunca atualizaram a firmware dos roteadores, ou até mesmo modificaram o nome de usuário e a senha do equipamento desde o dia de configuração inicial, o dia que o instalador realizou a instalação do equipamento em casa.

Por isso, é fundamental se proteger de forma prévia, instalando um novo roteador de internet na sua casa ou escritório. Esse investimento certamente vai se pagar quando os problemas de acesso e roubo de dados não mais acontecerem no seu computador, smartphone ou tablet.

Tudo isso é feito para que não apenas os dispositivos informáticos fiquem mais seguros, mas também os diversos gadgets conectados em sua casa. Afinal de contas, vivemos na era da casa inteligente, e muitos eletrodomésticos podem ser hackeados sem uma devida proteção de rede.

 

 

 

Itens que indicam o momento da troca do roteador

  • O roteador não consegue mais receber atualizações de firmware.
  • A internet está lenta e as desconexões são constantes.
  • O roteador emite ruídos estranhos quando está superaquecido.
  • O roteador possui mais de cinco anos de vida e, neste caso, não tem mais o que tentar como solução, pois este roteador está completamente obsoleto e precisa ser trocado.

Tenha essas dicas em mente e, se detectar alguns dos sintomas apresentados no post, realize a troca do roteador. Aproveite e coloque uma senha complexa e forte. E se o seu tempo está bem livre, troque a senha do roteador periodicamente.

E não deixe de atualizar o firmware do computador. Para o bem de todos que terão acesso à internet na sua casa.


Compartilhe