TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como saber se o seu PC é compatível com o Windows 11 22H2 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Downloads | Como saber se o seu PC é compatível com o Windows 11 22H2

Como saber se o seu PC é compatível com o Windows 11 22H2

Compartilhe

A Microsoft é uma empresa realmente estranha. Ou melhor, ela é como a grande maioria das empresas de qualquer segmento de mercado: ela cria dificuldades para vender facilidades, algo que resulta em benefícios para ela mesma.

É um pouco confuso de explicar, mas fácil de entender: a Microsoft pode complicar ainda mais a vida dos usuários para obter lucros ainda maiores com o aumento das vendas de novos computadores e, por tabela, lucros maiores nas licenças do sistema operacional Windows instalado nesses novos equipamentos.

O cenário fica ainda mais complexo quando tomamos conhecimento que a próxima grande atualização do Windows 11, a versão 22H2, não será compatível com equipamentos mais antigos que eram aceitos pelas versões anteriores, o que vai obrigar a alguns mais azarados a pensar algumas vezes antes de instalar o update.

E dessa vez, a gigante de Redmond não ofereceu um software que facilita a vida dos usuários na hora de identificar quais são os computadores que serão ou não compatíveis com o Windows 11 22H2.

Mas como existe jeito para quase tudo nessa vida… vamos mostrar neste post um software que realiza essa identificação do hardware compatível com a próxima grande atualização do Windows 11.

Antes, vamos também explicar o que estão acontecendo com a versão 22H2, e por que ela não é compatível com determinados computadores que hoje estão funcionando muito bem com o Windows 11.

 

 

 

22H2 deveria ser a mesma coisa que Windows 11, mas não é

A Microsoft está inclusive complicando a minha vida na hora de produzir este post, pois está ficando difícil explicar o que está acontecendo neste momento.

Antes, a Microsoft recomendou (depois determinou, mas no final das contas impôs mesmo) as especificações mínimas compatíveis com o Windows 11. O principal argumento da empresa foi reforçar os aspectos de segurança dos dados dos usuários, o que muitos entenderam como “uma desculpa esfarrapada”, já que o tempo e a própria Microsoft mostraram que dava para instalar e usar o novo sistema operacional em máquinas que não contavam com o famigerado TPM 2.0.

No final das contas, esse argumento foi entendido por muita gente como uma forma do setor de informática obrigar uma leva enorme de usuários a adquirir novos computadores para manter o suporte de atualizações de segurança no sistema operacional da Microsoft. Uma prática que não foi bem-vista por um grande grupo de usuários que contavam com PCs e notebooks com alguns anos de vida que funcionavam muito bem depois de algumas atualizações de RAM e SSD.

Tá, mas… o que está acontecendo agora?

A Microsoft atualizou os termos de uso do Windows 11, que foi adaptado para a chegada da próxima grande atualização do sistema operacional, a 22H2. E as novas regras não apenas entregam a desagradável notícia que todos os usuários (sem exceção) serão obrigados a usar uma conta da empresa para concluir o processo de instalação do software, mas também inclui uma lista atualizada de processadores compatíveis com o novo software.

Inicialmente, a Microsoft não anunciou nenhuma mudança nos requisitos mínimos para funcionamento do Windows 11 em um computador, de modo que a compatibilidade de software deveria ser a mesma na versão anterior e na versão 22H2. Porém, muitos usuários estão desconfiados que a lista atualizada de processadores compatíveis pode esconder uma grande pegadinha que vai afetar a alguns computadores com um pouco mais de anos de serviços prestados.

Além disso, verificar quais são as mudanças implementadas nos requisitos técnicos da Microsoft é algo ainda mais importante para os usuários que ainda não atualizaram os seus computadores para o Windows 11, de modo que se faz necessário fazer uma comparação para detectar como essas mudanças podem afetar esses mesmos usuários no futuro.

A gigante de Redmond ainda possui a sua própria ferramenta de detecção de compatibilidade das novas versões do Windows com as diferentes configurações de hardware disponíveis, a PC Healt Check. Ela voltou a ficar disponível depois de um tempo de inatividade. Porém, alguns especialistas independentes afirmam que essa não é a melhor alternativa para essa tarefa.

E é aqui que o WhyNotWin11 entra em ação.

 

 

 

O que é o WhyNotWin11?

O WhyNotWin11 é um programa alternativo e de código aberto que faz todo o trabalho sujo que você não consegue fazer (e que a Microsoft aparentemente não quer fazer), que é verificar todos os requisitos técnicos do Windows 11 e comparar com as configurações do seu computador para saber se o hardware instalado em seu equipamento é compatível com a futura versão 22H2 do sistema operacional.

Já que a Microsoft não deixa muito claro quais são essas mudanças e como elas vão afetar nos equipamentos disponíveis, é preciso adotar uma solução independente para evitar as surpresas desagradáveis no futuro.

O funcionamento do WhyNotWin11 é bem simples: faça o download do programa na página web do Github do projeto e execute o software que será salvo no seu computador. O programa vai realizar de forma automática as verificações comparativas, emitindo suas conclusões em poucos segundos.

Dessa forma, os usuários podem verificar se o seu computador é compatível com a futura versão do Windows 11, inclusive nos casos em que o Windows 11 já está instalado no equipamento. Algo que a Microsoft estava fazendo, em um comportamento de software no mínimo inusitado.

Já pensou? Você vai almoçar e deixa o seu computador funcionando perfeitamente com Windows 11, e duas horas depois, ao retornar para o seu posto de trabalho, o mesmo PC tem uma mensagem na tela informando que “este equipamento não é compatível com o Windows 11”?

Pois é… coisas da Microsoft…

O seu PC será compatível se ele cumprir com todas as verificações e requisitos estabelecidos pela Microsoft. Se isso acontecer, o alerta será exibido na tela com a cor verde. O script de detecção nos ajuda a identificar também porque aquele equipamento não está apto a receber a versão 22H2 do Windows 11, permitindo que o usuário tome providências sobre o assunto, inclusive alterando algumas configurações do equipamento que não são suportados ou recomendados para o novo software.

O WhyNotWin11 tende a ser melhor do que receber uma surpresa repentina da Microsoft, tal e como aconteceu recentemente: a empresa lançou a futura grande atualização do Windows 11 para computadores que, em teoria, não eram compatíveis com o sistema operacional por engano. Imagine o que esses usuários afetados sentiram quando se depararam com os problemas oferecidos por esse update equivocado.

Só imagine.


Compartilhe