Como saber se o seu e-mail enviado pelo Gmail foi lido

Compartilhe

O Gmail é o serviço de e-mail eletrônico mais utilizado do mundo, e esse é um fato incontestável. Não é um absurdo tal afirmação, uma vez que podemos considerar que cada pessoa que possui uma conta Google possui uma conta do Gmail ou, na pior das hipóteses, cada pessoa que possui um smartphone Android ativo possui pelo menos uma conta Google e, por tabela, uma conta do Gmail ativa para o dispositivo funcionar de forma perfeita.

Sem falar naquelas pessoas que possuem mais de uma conta do Gmail, pelos mais diferentes motivos. Ainda mais agora, onde muitos de nós precisamos nos adaptar ao chamado “novo normal”, seja para realizar o trabalho remoto ou o estudo à distância. Novas contas do Gmail foram criadas ou reativas, e isso só reforçou a posição de hegemonia desse popular cliente de e-mail da gigante de Mountain View.

Dito isso, muitos estão se adaptando ao novo momento, e trabalhar remotamente em um escritório ou em uma atividade laboral colaborativa exige o uso do e-mail eletrônico o tempo todo. Esta é uma forma de comunicação ágil, prática e eficiente entre os seus colegas, funcionários e clientes. Por conta disso, é fundamental saber se uma mensagem foi lida e enviada ou não de forma correta.

Uma das formas mais eficientes para identificar se um e-mail foi lido corretamente é através de uma extensão para o Google Chrome chamaa MailTrack. O recurso oferece uma série de modalidades de “double check” que estão disponíveis em serviços de e-mail eletrônico, especialmente no caso do Gmail.

 

 

 

Como funciona o MailTrack?

 

O funcionamento do MailTrack é algo relativamente simples de entender, e qualquer pessoa pode se beneficiar do recurso. Antes de tudo, é preciso realizar o download e a instalação do plugin no seu navegador Google Chrome para desktops (ou em qualquer navegador com o motor Chromium, como são os casos do Microsoft Edge Chromium, Vivaldi ou outros).

Uma vez instalado no navegador, o MailTrack envia um elemento rastreador em anexo com a mensagem que você vai enviar no Gmail e, dessa forma, você consegue descobrir se o seu e-mail foi aberto e lido pelo destinatário da mensagem. Além disso, você pode obter informações adicionais sobre esse processo de leitura, como a hora em que a mensagem foi aberta, o dispositivo que foi utilizado para ler o e-mail e em que parte do mundo a mensagem foi aberta.

Para funcionar corretamente e realizar o rastreamento da entrega e leitura do e-mail, as informações que o MailTrack vai acessar são: os endereços de e-mail de remetente e destinatário, os links incluídos e o assunto do seu e-mail.

Como você pode ver, a filosofia do MailTrack é baseada na simplicidade e na praticidade. Uma vez que você instalar o plugin na sua instalação do seu navegador, você não precisa fazer mais nada, e só vai identificar de diferente os “double checks” de verificação de leitura em sua conta do Gmail. A sua experiência de uso no seu cliente de e-mail continua a ser exatamente a mesma, exceto pelo fato que, a partir de agora, você fica sabendo se alguém abriu ou não os seus e-mails enviados.

Essa é uma ótima forma para agilizar o seu trabalho, já que você fica sabendo quem leu e quem não leu o seu e-mail e, dessa forma, pressionar um pouco mais por uma resposta da outra parte. Logo, vale a pena experimentar o uso dessa ferramenta.

 

 

Via MailTrack


Compartilhe