Compartilhe

Para quem está trabalhando em casa, saiba que a infraestrutura de segurança de sua casa não é a mesma da sua empresa. Ou seja, os seus equipamentos informáticos ficam naturalmente mais vulneráveis, e os hackers podem se aproveitar da situação anormal que todos estão vivendo para invadir dispositivos e sistemas.

Os crimes cibernéticos sempre estiveram em evidência, e estão em constante crescimento. E muitos criminosos estão se aproveitando da pandemia para praticar seus crimes, e a fragilidade das redes domésticas facilitam a ação em dados que são preciosos para algumas finalidades.

Por isso, especialistas avisam que o uso das redes WiFi e dos computadores em casa podem representar um risco enorme para a sua informação profissional. E a única forma de se proteger dos ataques hackers é identificando os sintomas desse ataque e tomando providências em tempo.

Se o seu computador ou smartphone apresentar os sintomas detalhados a seguir, ou se você desconfia que está sofrendo um ataque hacker, é mais que recomendado que você entre em contato com os responsáveis de segurança informática de sua empresa ou com as autoridades competentes.

Mesmo assim, você pode evitar desastres ainda maiores se ficar atento aos sintomas e, melhor ainda, se tomar medidas preventivas que evitam que o seu equipamento informático manifestem esses sintomas. Pois sempre é melhor prevenir do que remediar.

 

 

 

Os sintomas de um ataque hacker

 

 

Desempenho abaixo do normal
Menor velocidade ou mau funcionamento de sites visitados diariamente
Um aumento nos e-mails bloqueados detectados como SPAM
Um aumento na atividade da rede
Receber e-mails de estranhos
Enviar e-mails para estranhos
A bateria do notebook drena mais rápido
O surgimento de aplicativos ou programas que o usuário não instalou
O aumento no número de pop-ups
Aumento do consumo de dados
Interrupções de serviços e anomalias, como problemas de conectividade com a internet
Equipamentos realizando operações anormais
Computadores que desligam ou reiniciam de forma repentina
Alto-falantes inteligentes com comportamentos anormais

 

Como podem perceber, de forma isolada, esses sintoma podem não despertar um sinal de alerta. Mas combinados, eles apontam para um cenário de invasão do equipamento ou das contas de e-mail ou credenciais conectadas no dispositivo. Todos os sintomas são relativamente fáceis de se identificar para os usuários que já contam com uma certa experiência informática, mas podem passar batido para os usuários mais leigos.

Por isso, é fundamental que você tome medidas para se proteger desses ataques.

 

 

 

Como se proteger de um ataque hacker

 

 

Preste atenção especial aos dispositivos inteligentes (como alto-falantes ou assistentes de voz) que são um ponto de acesso regular para os ataques hacker
Altere todas as senhas padrão do roteador
Evite se conectar ao WiFi público ou não seguro
Use VPNs (Virtual Private Networks, redes privadas virtuais)
Realize backups em uma base recorrente, ou em um intervalo regular
Restaure o equipamento para as configurações de fábrica, se necessário

 

Todos esses procedimentos são simples de serem adotados e realizados, e para os usuários mais leigos, podem procurar por diversos posts que publicamos no TargetHD.net ao longo dos anos (basta procurar no campo de busca do blog). E se você se sentir inseguro na hora de realizar os procedimentos, não hesite em consultar um técnico ou pedir a ajuda de um colega de trabalho mais experiente, ou consultar o sistema de TI de sua empresa.


Compartilhe