TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como saber se o carregador é compatível com o seu smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como saber se o carregador é compatível com o seu smartphone

Como saber se o carregador é compatível com o seu smartphone

Compartilhe

Trocar de carregador do smartphone é uma decisão importante, pois este é um elemento considerado fundamental para o perfeito funcionamento do dispositivo.

Este item pode parecer pouco importante, mas não é. Escolher um carregador errado pode resultar em uma experiência de recarga de bateria muito ruim ou, em casos mais sérios, prejuízos permanentes ao telefone que poderiam ser evitados.

Neste post, vamos mostrar os aspectos que você deve levar em consideração e dar uma atenção maior na hora de escolher o carregador alternativo para o seu smartphone.

Dedicar um tempo a analisar esses aspectos pode evitar gastos ainda maiores com o dispositivo.

 

 

 

Ele tem a potência que você precisa?

Consulte as informações técnicas do seu smartphone e verifique se o carregador que você vai pegar é compatível com ele, tanto em votls como em amperes.

Se você compra um carregador alternativo com amperagem menor do que aquela definida pelo fabricante do seu smartphone, o tempo de recarga será muito maior do que o desejado. Por outro lado, se você compra um acessório muito mais potente e o seu telefone não suporta essas especificações, as chances do dispositivo ter problemas em função disso são consideráveis.

 

 

 

O carregador é original ou cópia (ou paralelo, ou alternativo)?

Eu nem preciso ir muito longe neste tópico, mas é de fundamental importância investir o seu dinheiro em carregadores originais ou de marcas confiáveis, apenas e tão somente para garantir o bom funcionamento do produto com o seu smartphone.

Carregadores paralelos, alternativos ou falsificados podem resultar em alterações de energia, curto-circuitos ou outras anormalidades que podem provocar um dano permanente no seu smartphone. E aí a emenda fica pior que o soneto.

Pagar caro em um smartphone e economizar na compra de um carregador é algo, no mínimo, contraditório.

 

 

 

Fique de olho nos adaptadores

Comprar um carregador alternativo pode resultar em uma recarga de bateria do smartphone mias rápida ou eficiente, dependendo do modelo de telefone que você possui.

Porém, é importante verificar se o adaptador que você comprou atende a todos os requisitos técnicos descritos pelo fabricante do seu telefone, incluindo o modo de recarga rápida.

 

 

 

A porta de recarga

Na maioria dos casos, o seu adaptador de recarga conta com uma porta USB ou USB-C. E a escolha de um ou de outro pode também definir a velocidade de recarga da bateria.

Dependendo da tecnologia escolhida, você vai gastar mais ou menos tempo para recarregar a bateria do dispositivo.

A mesma regra vale para a presença ou não do USB-C no cabo Lightning do iPhone. Contando com este adaptador, o tempo de recarga tende a ser um pouco menor.

 

 

 

Reflita no uso dos carregadores sem fio

Agora ficou comum recarregar a bateria do smartphone com uma base de recarga sem fio. Porém, nem todos os telefones são compatíveis com esse formato de recarga.

Consulte se o seu dispositivo é compatível com a recarga sem fio do smartphone e, se sim, verifique a qual velocidade o processo acontece.

Além disso, não adianta nada conectar a base de recarga sem fio de 10W em um carregador USB de 25W. O adaptador sem fio SEMPRE vai recarregar na velocidade mais baixa.

 

 

 

E se você se equivocar?

Em via de regra, nada vai acontecer de errado se você conectar um carregador de 65W em um telefone com modo de recarga rápida de 20W.

Na prática, o processador do smartphone vai detectar que o carregador conectado é mais rápido que suas especificações, e vai enviar automaticamente a energia em uma velocidade mais lenta.

O problema maior está na voltagem de carregador. Na verdade, nenhum dispositivo com voltagem de 110V suporta a rede de 220V. Porém, a imensa maioria dos smartphones comercializados no Brasil são bivolt, o que acaba com as possíveis preocupações com este tema.


Compartilhe