TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como saber se descobriram as senhas salvas no seu smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como saber se descobriram as senhas salvas no seu smartphone

Como saber se descobriram as senhas salvas no seu smartphone

Compartilhe

É sempre melhor prevenir do que remediar. E é fundamental perceber se existe alguma anormalidade no comportamento do seu smartphone, pois isso pode ser o primeiro indício que o dispositivo foi invadido por um ataque hacker, ou se alguém tem acesso às suas senhas.

Neste post, vamos mostrar os pontos que devem ser revisados no seu smartphone para averiguar se suas senhas estão em risco. Existem algumas soluções que podem ajudar nessa investigação, com recursos que estão disponíveis inclusive no Google.

Leia esse artigo com atenção e, em caso de um comportamento suspeito, tome as medidas necessárias para evitar o pior.

 

 

 

Verifique os aplicativos instalados

Se algum aplicativo apareceu ou desapareceu do seu smartphone “do nada”, fique atento. Vale a pena fazer uma varredura nos apps instalados, e se você não se lembra em ter instalado algum software suspeito, remova o quanto antes.

 

 

 

Verifique o histórico de início de sessão

Em alguns aplicativos ou serviços, é possível verificar quando foi a última vez que você iniciou sessão. Se você detectar algo fora do normal, desconecte todos os dispositivos conectados e mude a senha o quanto antes. Como medida adicional, implemente um serviço de verificação em dois passos, como é o caso do Microsoft Authenticator, disponível para Android e iOS.

 

 

 

Verifique as notificações do smartphone

Este pode ser um dos primeiros indícios claros que houve uma invasão de conta. Algumas plataformas alertam de forma direta o usuário sobre um novo login ou acesso anormal. Se algum app ou serviço informar sobre um início de sessão estranho, mude a senha do serviço logo.

 

 

 

O Google pode informar

Se você tem dúvidas sobre a integridade das senhas dos produtos e serviços que você possui, vale a pena usar uma ferramenta do Google que faz a verificação da vulnerabilidade de seu login e senha.

No caso específico do iPhone, o iOS conta com uma ferramenta similar e integrada ao sistema operacional, em Ajustes > Senhas.

Já os smartphones Android contam com esse recurso em Ajustes > Google > Gerenciamento da Conta Google > Segurança > Gestor de Senhas > Verificar senhas.

 

 

 

Tem um site que pode ajudar…

Na internet, o Have I Been Pwned mostra se as senhas que utilizamos em uma determinada conta de e-mail ou serviço vazaram, o que permite que você modifique as senhas de forma mais urgente. É um site bem confiável e altamente recomendado para os usuários mais indecisos.

 

 

 

Como mudar as suas senhas?

O Google permite a mudança rápida de senha, a partir do seu próprio gestor. No item Segurança > Gestor de Senhas, toque no item Ajustes e habilite ou desabilite a opção para salvar senhas.

Nessa mesma tela (do Gestor de Senhas), verifique quais são os sites que optamos por salvar as senhas. A partir deste ponto, é possível revisar as senhas de cada um dos sites, inclusive alterando aqueles que estão com senhas vulneráveis.

O mesmo pode ser feito no iPhone. Basta entrar em Ajustes > Senhas, e tocar na opção Recomendações de Segurança. Aqui, vão aparecer as diferentes contas com senhas salvas, incluindo aquelas que precisam ser modificadas com maior urgência.


Compartilhe