TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como saber quem está conectado na minha rede WiFi | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como saber quem está conectado na minha rede WiFi

Como saber quem está conectado na minha rede WiFi

Compartilhe

Eu sei. É bem chato ter alguém dependurado no seu WiFi.

Todo mundo já percebeu que, de vez em quando (ou quando a gente mais precisa), a internet de nossa casa ou escritório fica bem mais lenta. Vários são os motivos que podem promover essa anormalidade, tais como superaquecimento do roteador, uma falha no provedor do serviço, problemas no servidor que armazena os dados do site que você quer acessar…

…ou aquelas pessoas que você nem conhece que estão roubando a internet de sua casa.

Neste post, vamos mostrar como você pode descobrir quem está na carona da sua rede WiFi e tomar providências eficientes sobre o assunto.

 

 

 

Descobrindo os intrusos na rede WiFi de sua casa

Hoje em dia, o roteador WiFi de sua casa ou escritório recebe muitos dispositivos conectados e, na grande maioria dos casos, todos esses dispositivos são de sua propriedade ou uso cotidiano. E ne preciso ir muito longe na hora de descrever esses dispositivos: smartphones, TV, tablets, computadores, notebooks, consoles de videogames, dispositivos inteligentes e muitos outros.

No final das contas, fica bem difícil detectar quais são os dispositivos desconhecidos que estão conectados em sua rede de internet sem fio, o que deixa a vida dos invasores muito mais fácil.

A melhor forma de descobrir quem está conectado na sua rede WiFi sem ser convidado é consultar a interface web do seu roteador, que é o elemento que reúne os dados mais precisos sobre os dispositivos que estão conectados ao hardware do router.

A maioria dos roteadores contam com esse recurso que permite a visualização dos dispositivos conectados. Porém, alguns equipamentos simplesmente não entregam essa informação. De qualquer forma, o acesso à interface web do hardware que fornece a internet sem fio para a sua casa é a forma mais eficiente para descobrir quais são os dispositivos que estão conectados na rede.

Para os roteadores que não oferecem esse recurso, vale a pena utilizar um software de escaneamento de redes sem fio. Esse programa normalmente é executado no seu computador, e faz uma varredura das redes WiFi conectadas, enumerando cada um dos dispositivos ativos naquela rede.

O principal diferencial desse software de escaneamento é que ele só vai exibir os dispositivos conectados naquele momento. Ou seja, se o seu vizinho ladrão de internet sem fio estiver dormindo ou no trabalho, muito provavelmente ele não vai aparecer nessa lista de verificação.

Algumas dessas ferramentas proprietárias dispensam a necessidade de instalação do software no computador, e todas as ferramentas podem mostrar o nome de dispositivos específicos.

Por outro lado, aqueles internautas que utilizam a codificação WPA2-PSK no roteador e protegem a conexão com uma boa senha podem ficar um pouco mais tranquilos. A combinação dessas duas especificações pode dificultar de forma considerável as tentativas de descoberta de senha e invasão do WiFi alheio.

 

 

 

Conclusão

A essa altura do campeonato, é pouco provável que alguém consiga se conectar à sua rede WiFi sem a sua permissão. Mas se ainda assim o assunto te preocupa, basta mudar a senha da sua rede sem fio e pronto: sua internet WiFi está automaticamente mais segura.

Tudo bem, você vai ter que passar pelo estresse em cadastrar a nova senha em todos os seus dispositivos conectados. Mesmo assim: esse é o tipo de trabalho que nem se compara com as dores de cabeça em ter alguém roubando as suas credenciais de acesso na internet.

Além disso, certifique-se que o botão WPS está desativado antes de mudar a senha do roteador. Esse item permite que o router desabilite temporariamente a proteção por senha. Tal recurso é utilizado quando temos visitantes em casa e não sabemos o que fazer na hora de lembrar a senha da rede sem fio. Por outro lado, as dores de cabeça são muito maiores do que o tempo gasto em anotar a senha em algum lugar, ou criar um QR Code para qualquer visitante acessar a internet em fio da sua casa.


Compartilhe