TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como saber quantos GB de internet meu computador com Windows consumiu este mês | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como saber quantos GB de internet meu computador com Windows consumiu este mês

Como saber quantos GB de internet meu computador com Windows consumiu este mês

Compartilhe

Saber a quantidade de internet que o seu computador com Windows 10 ou Windows 11 consumiu pode ser muito útil para quem tem um pacote de dados limitados e quer evitar surpresas no final do mês. Assim, você pode descobrir quando parar de trabalhar no shopping antes que a sua franquia de internet móvel chegue ao fim.

Essa solução também é bem vinda para quem quer contratar um serviço de maior capacidade ou maior franquia, pois assim você tem uma estimativa de consumo médio de internet.

Neste post, vamos mostrar como você pode identificar o consumo de dados de internet no Windows 10 e Windows 11.

 

 

 

No Windows 10

Primeiro, abra as configurações do Windows 10 no menu Iniciar (ícone de engrenagem) e, depois, escolha o item Rede e Internet. Dentro desse item, você vai ver as informações do consumo de internet dos últimos 30 dias em gigas.

Se você quiser obter maiores detalhes sobre o consumo de internet dentro desse período, pode clicar em uso de dados. Assim, você fica sabendo qual é o software instalado em seu computador desktop ou notebook que mais está consumindo dados com internet. Muito provavelmente será o navegador de internet, pois praticamente tudo passa por ele.

Se você quiser, pode estabelecer um limite para o consumo de gigas de internet, determinando o período (mensal, uma vez, sem limites), o dia do mês para restabelecer a franquia de dados configurada e o limite de dados que aquele equipamento pode consumir antes do equipamento ser desconectado daquela rede.

Eu nem precisava dizer isso, mas… se o seu acesso à internet acontece via cabo ADSL ou na internet sem fio de sua residência, tais procedimentos são considerados dispensáveis. Se você estiver utilizando o smartphone como roteador para liberar o acesso da rede sem fio para outros dispositivos, é melhor estabelecer um limite de dados a serem consumidos.

 

 

 

No Windows 11

No Windows 11, as informações sobre o consumo de dados de internet também está no item Rede e Internet. Dento dessa tela de configuração, do lado direito da tela, você encontra um item que mostra qual é o consumo de dados de internet, indicando quantos gigas aquele equipamento consumiu nos últimos 30 dias.

Ao clicar neste item, também é possível saber detalhes dos programas que mais consumiram dados de internet no último mês. Dessa forma, o usuário pode também ajustar ou eliminar os aplicativos que são devoradores de dados de internet.

 

 

 

Conclusão

Obter um controle eficiente da internet que o seu computador consome pode parecer pouco eficiente na era da banda larga digital de alta velocidade e (pelo menos por enquanto, ou até a justiça brasileira estabelecer um parecer definitivo sobre o assunto) internet de banda larga fixa quase ilimitada.

Porém, os usuários de internet móvel ainda precisam se preocupar com o consumo desenfreado que alguns aplicativos e softwares podem fazer, seja pela necessidade, seja porque são apps mal concebidos e, em alguns casos, maliciosos.

Como entendo que obter informação sobre algo que já conhecemos nunca é demais, deixo a dica neste post. Certamente alguém vai se beneficiar das informações aqui apresentadas.


Compartilhe