TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como saber quanta RAM tem no seu PC | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como saber quanta RAM tem no seu PC

Como saber quanta RAM tem no seu PC

Compartilhe

A RAM (Random Access Memory) é a memória principal de um dispositivo, já que armazena de forma temporária os dados dos programas em execução. Qualquer dispositivo eletrônico atual conta com uma RAM instalada.

A RAM se diferencia das demais memórias por conta de sua enorme velocidade e por sua característica de armazenamento de dados de forma temporária. E os dois fatores são decisivos para um bom desempenho de um PC, notebook, tablet, smartphone e outros dispositivos eletrônicos.

Neste post, mostramos como você pode identificar a quantidade de RAM que está instalada em seu computador, além de outras informações referentes ao seu funcionamento.

 

 

 

Como saber quanta RAM tem no Windows 10

Existem duas formas para obter essa informação:

 

  • Pelas configurações: acesse as configurações a partir do Menu Iniciar do Windows. Então, vá até o Sistema e, depois clique em “Sobre” (a última opção no quadro à direita). La, temos várias informações, como modelo de processador, versão do sistema operacional, nome do dispositivo e a quantidade de RAM instalada.
  • Pelos atalhos do teclado: pressione as teclas CTRL + SHIFT + ESC, e você vai acessar o Administrador de Tarefas. Na aba de desempenho, pressione em Memória, e você verá a quantidade de RAM instalada, além de outras informações relativas ao desempenho do equipamento.

 

 

 

 

O quanto a RAM é importante?

 

 

Este é um dos recursos mais valiosos do seu equipamento, e pode determinar se o seu computador é apto ou não para executar várias tarefas ao mesmo tempo ou atividades mais específicas.

Não basta comprar um computador de qualidade. É preciso pensar na RAM para garantir a agilidade e o bom desempenho do equipamento.

A RAM é o que garante que o software do seu computador ou smartphone seja mais ágil e eficiente para realizar diferentes tipos de tarefas e/ou ao mesmo tempo. O tipo de memória que você vai usar vai depender muito do tipo de uso que você vai dar ao seu PC e também de outros fatores diretamente relacionados às atividades.

Uma RAM mais potente vai precisar de um sistema de refrigeração específico, para manter esse hardware em boas condições de funcionamento. Uma maior quantidade de memória também dá a possibilidade do Windows realizar mais tarefas ao mesmo tempo e, por outro lado, liberar essa memória para outras atividades quando necessário.

Se você precisar obter mais informações sobre a RAM instalada em seu computador, como por exemplo o tipo de memória, a frequência da mesma e quais são as suas configurações, um ótimo aplicativo que pode ajudar na tarefa é o CPU-Z.

Ele é bem simples de usar, mas ainda assim é muito eficiente para exibir tais informações mais detalhadas sobre a sua RAM e sem maiores complicações. O CPU-Z é um aplicativo seguro e muito recomendado por diversos profissionais de tecnologia.


Compartilhe