Se você algum dia quis saber qual é o smartphone que seu amigo ou colega de trabalho possui, saiba que isso é possível pelo Gmail.

Nem é necessário contar com uma ferramenta de terceiros para isso, e o Gmail oferece essa informação sem oferecer resistência. Lembrando que a informação é sobre o modelo do dispositivo, não o número do usuário.

A primeira (e óbvia) coisa que você precisa é do endereço do Gmail da pessoa. Depois, inicie a página do Gmail para iniciar a seção com aquela conta, sem digitar senha, clicando na opção de recuperação da senha, como se você tivesse esquecido da mesma.

Uma nova janela aprece, com as opções de recuperação da senha daquela conta de e-mail. Aqui, escolha o item onde a recuperação é feita de outra forma.

A seguir, escolha a opção para enviar a notificação para o celular do dono da conta.

Aqui, o Gmail vai perguntar qual é o celular para o qual você quer enviar a notificação, com uma lista de todos os equipamentos que a pessoa introduziu a sua conta Android, incluindo modelos antigos, a não ser que a pessoa retirou o acesso desses modelos. Se isso aconteceu, você verá apenas o smartphone que a pessoa tem ativo na conta.

Pronto. É assim que o Gmail revela qual é o smartphone que uma outra pessoa usa. E, mesmo não sendo um item primordial, ainda é revelar uma informação pessoal sem autorização e/ou ciência explícita do usuário.