TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como saber qual é a placa-mãe instalada no meu PC | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como saber qual é a placa-mãe instalada no meu PC

Como saber qual é a placa-mãe instalada no meu PC

Compartilhe

Saber qual é o modelo do computador, do smartphone e até de alguns componentes internos do seu gadget (como o processador ou o SSD) pode ser algo relativamente fácil e simples de conhecer. Mas o mesmo não acontece com a placa-mãe de desktops e notebooks.

E obter essa informação pode ser de vital importância para aqueles que querem investir nos componentes relacionados ao equipamento, como a placa-mãe, padrão de RAM, SSD e placa gráfica.

Neste post, vamos mostrar como você pode detectar qual é o modelo da placa-mãe que está instalado no seu computador.

 

 

 

Identificando os dados da placa-mãe

Dependendo da placa-mãe instalada e do sistema operacional presente no equipamento, descobrir as informações sobre esse elemento de hardware pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada. Porém, ainda é fácil o suficiente para a maioria dos usuários com o mínimo de experiência no assunto realizar o procedimento sem maiores problemas.

Para quem tem um desktop ou notebook com o Windows 10 ou Windows 11 instalado, algumas ferramentas integradas nessas duas versões do sistema operacional da Microsoft podem ser utilizadas para averiguar o modelo da placa-mãe do seu equipamento, além de outras informações atreladas ao hardware.

Para descobrir essa informação da forma mais simples possível no Windows 10 ou Windows 11, faça o seguinte:

  1. Na barra de buscas do menu iniciar, digite “cmd” (sem as aspas), e entre no Prompt de Comando. Também vale a pena pressionar as teclas Windows + R para abrir o comando Executar.
  2. Uma vez aberta a janela do Prompt de Comando, chegou a hora de invocar a interface de gerenciamento do Windows (WMIC), digitando (sem as aspas): “wmic baseboard get product,manufacturer,version,serialnumber”.
  3. O comando vai exibir dados como fabricante, modelo, o nome e outras características de sua placa-mãe.

 

 

 

Existe outra maneira para fazer isso?

Sim, existe.

O modo de informação do sistema do Windows é outra maneira para obter os detalhes da placa-mãe que está instalada no seu PC ou notebook. Porém, esse é um método que não é o mais preciso do mundo, já que ele é compatível com alguns modelos de hardware, deixando outras de lado.

Aqui, não temos uma lista de quais são os modelos de placa-mãe que são compatíveis com o modo de informações do sistema do Windows. Logo, você terá que tentar descobrir se o seu hardware é compatível com este método por sua conta e risco.

Dito isso, faça o seguinte:

  1. Abra o menu Executar no Windows (pressionando simultaneamente as teclas Windows + R), e uma vez que esse recurso estiver disponível, digite “msinfo32” (sem as aspas) e tecle ENTER.
  2. A próxima janela vai abrir todas as informações relacionadas ao seu computador, incluindo os itens Baseboard Manufactuter (o fabricante da sua placa-mãe), Baseboard Product (o modelo da placa instalada) e Baseboard Verson (a versão desse hardware).

Ou seja, de forma simples e direta, é possível obter todas as informações relacionadas ao hardware instalado no seu computador. E os dois procedimentos podem ser realizados por qualquer usuário com o mínimo de conhecimento no assunto.

Ou até mesmo por aqueles que sabem quase nada, mas que aprenderam alguma coisa a mais neste post.


Compartilhe