Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como saber quais apps sabem a sua localização em um smartphone Android

Como saber quais apps sabem a sua localização em um smartphone Android

Compartilhe

Se preocupar mais com a sua privacidade não é paranoia, e sim um sinal de prudência. E a grande maioria dos aplicativos que estão instalados no seu smartphone Android neste momento podem acessar a sua localização.

E fazem isso sem a sua autorização. E sem você saber.

Alguns aplicativos até pedem a sua localização, mas você é tão afobado, que sai clicando em “aceitar” de forma irresponsável, e só se dá conta que tem essa dor de cabeça na sua vida depois que os problemas aparecem.

Se você quer saber quais são os aplicativos que estão buscando a sua localização em tempo real sem você saber e quer tomar uma atitude contra essa invasão de sua privacidade, continue a ler este post, pois podemos ajudar a resolver este problema.

 

 

 

Como saber quais apps podem acessar a sua localização

 

O procedimento é simples.

  1. Vá nos Ajustes do seu smartphone Android. Dentro dele, acesse o item de Privacidade.
  2. O normal é você encontrar neste item opções como “Gestor de permissões” ou “Administrador de permissões”. O termo pode mudar de acordo com o fabricante do seu smartphone, mas em caso de dúvidas procure por termos similares dentro do item Privacidade.
  3. Outra forma de localizar esse recurso com relativa facilidade é realizar a busca por texto dentro da barra de buscas em Ajustes. Ao começar a digitar a expressão, os itens relacionados vão aparecer nos resultados. Ou seja, digite a palavra “permissões”, e rapidamente vai aparecer o item que você procura.
  4. Dentro de Permissões, vai aparecer uma lista de serviços e elementos do smartphone onde os aplicativos devem pedir permissão para funcionar. Um desses itens é descrito como Localização.
  5. Toque nesse item de Localização, e uma lista com todos os aplicativos que podem ver dados relacionados com esse item vai aparecer.

 

Então, três opções de permissão estão disponíveis para configuração:

  • Consultar a sua localização o tempo todo
  • Consultar a sua localização apenas quando o aplicativo está em uso
  • Não oferecer permissão para consultar a localização

 

Basta então escolher aquela opção que melhor atende as suas necessidades, e pronto: acabou de estabelecer um controle sobre a sua localização com o smartphone.

 

 

 

Antes de terminar, é importante deixar claro que…

 

Para aplicativos desconhecidos ou pouco utilizados, vale a pena deixar a sua localização oculta ou desativada. Porém, em alguns apps importantes (como é o caso do Uber), a localização do dispositivo é algo crucial para o seu bom funcionamento.

Logo, decida sempre com parcimônia e sabedoria sobre os aplicativos que podem ou não saber onde você está naquele momento.


Compartilhe