Como saber quais apps consomem mais RAM no seu smartphone Android | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Como saber quais apps consomem mais RAM no seu smartphone Android

Compartilhe

Uma das principais preocupações dos usuários dos smartphones Android é a gestão dos recursos do dispositivo, principalmente sobre o consumo de RAM.

Todo mundo sabe que alguns aplicativos consomem mais recursos do telefone, e é importante saber quando um deles está exigindo mais do que o necessário naquele momento.

Por isso, vamos explicar nesse post como você pode descobrir quais são os aplicativos que mais estão consumindo memória RAM no seu smartphone Android.

E tomar uma providência sobre isso.

 

 

 

Não é tão diferente de um computador…

 

É que muitos leitores do blog não usam mais um computador. E, em alguns casos, nunca usaram, pois caíram direto no smartphone.

Em um passado não muito distante, muitos de nós, geeks velhos e pobres, utilizavam computadores com recursos de hardware bem modestos.

Alguns de nós até hoje tentam fazer milagres com computadores muito limitados.

E, para esses usuários, a única solução para manter o computador funcional era monitorar o tempo todo quais eram os programas que mais consomem os recursos de hardware.

Cof, cof… Google Chrome… cof, cof…

Conter a fome ameaçadora desses programas era necessário para seguir trabalhando naquele blog de tecnologia que nasceu em 2008. Agora, em 2021, você terá que fazer o mesmo com o seu smartphone Android.

Olha só como o mundo gira, não é mesmo?

 

 

 

Como monitorar os apps que mais consomem RAM no Android

 

O segredo desse truque está no acesso às opções de desenvolvedores do Android, que precisa ser ativado para tudo funcionar.

 

  1. Vá em Ajustes > Sistema.
  2. Em Informações do Telefone, toque rapidamente por sete vezes no item Número de Compilação.
  3. Um aviso vai aparecer, informando que as opções de desenvolvedores foram ativadas. Volte na tela dos Ajustes e esse item vai aparecer como uma nova opção.
  4. Agora, no item Sistema, entre na opção Memória.

 

Ao fazer isso, você poderá conferir qual é o estado geral da memória RAM do smartphone, incluindo dados sobre o uso no momento e o uso médio, baseado em um determinado período de tempo.

Para ver o consumo de RAM de cada aplicativo instalado ou ativo em seu smartphone, é preciso entrar no item correspondente sobre o consumo de memória desses aplicativos.

O Android apresenta a lista dos apps através do uso médio no dispositivo, mas é possível exibir pelos aplicativos que mais consomem RAM no seu telefone, o que facilita a sua decisão na hora de suspender ou eliminar esses aplicativos.

E é dessa forma que você pode identificar quais são os devoradores de memória RAM no seu smartphone Android.


Compartilhe